FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Feijoada vegetariana portuguesa pronta-a-comer compete pelo pódio europeu da inovação alimentar

Bean Ready, uma feijoada vegetariana pronta-a-comer com produtos tradicionais portugueses, fonte de fibra e proteína, vai representar Portugal na competição europeia do Prémio ECOTROPHELIA, que decorre nos dias 21 e 22 de outubro na feira internacional SIAL Paris.

ecotrophelia

Uma iniciativa que premeia a eco-inovação alimentar europeia e onde competem equipas de estudantes do ensino superior de 17 países europeus.

Portugal vai estar representado na ECOTROPHELIA Europe pela equipa Bean Ready, vencedora da edição nacional do Prémio ECOTROPHELIA, que decorreu no passado mês de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A iniciativa, promovida pela PortugalFoods em coorganização com a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo junto do meio académico e do setor agroalimentar.

A equipa portuguesa Bean Ready é composta por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e apresenta a concurso uma feijoada vegetariana pronta-a-comer, fonte de fibra e proteína, à base de produtos tradicionais portugueses: feijão, cogumelos, couve e enchidos vegetais, acompanhada por arroz Carolino.

O produto aposta na valorização do consumo de leguminosas, no aproveitamento dos recursos endógenos e na adequação de uma refeição tradicional às tendências do mercado. Patrícia Soares, líder da equipa, sublinha a «grande responsabilidade em representar Portugal» e garante que vão dar o melhor para obter «o melhor resultado possível e apresentar um produto tipicamente português com um toque de inovação e adaptado à procura do consumidor».

Segundo Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, trata-se de «um produto forte que alia a tradição de uma feijoada às tendências de consumo como o saudável, a autenticidade e a conveniência de utilização».

Bean Ready é uma refeição equilibrada e pronta-a-comer, prática e amiga do ambiente, que incentiva o consumo de leguminosas. Recorde-se que 2016 foi decretado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a a Alimentação e a Agricultura) como o ano europeu das leguminosas, encorajando a indústria alimentar a desenvolver novos produtos com inclusão deste ingrediente.

Vergílio Folhadela, Embaixador do Prémio ECOTROPHELIA Portugal e Presidente do Júri Nacional, confirma que o produto «abre um caminho de futuro, que é o da conveniência».

«A equipa apresenta um produto muito elaborado e muito fácil de usar, uma tendência que se nota no mercado», diz, acrescentando que os produtos de conveniência «cada vez mais despertam o interesse dos consumidores, porque vão ao encontro das necessidades da vida moderna».