FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FCT NOVA lança licenciatura em Tecnologia Agro-industrial

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia a abertura de uma nova licenciatura para o ano letivo 2023/2024 – A Licenciatura em Tecnologia Agro-industrial. Com a duração de três anos, para além dos aspetos formativos, surge com sentido integrador, estratégico para a modernização do setor agroalimentar.

A nova licenciatura visa formar profissionais com competências em tecnologias de última geração, inovadoras e diferenciadoras, amigas do ambiente e com vantagens competitivas para a indústria. Atualmente, as inovações tecnológicas têm a capacidade de potenciar um automatismo inteligente, e processos de fluxogramas de produção e transformação otimizados, mais competitivos e com menos desperdícios, reduzindo assim a pegada ecológica da fileira, os custos para os agricultores, e contribuindo para a sustentabilidade do setor.

O ciclo de estudos da Licenciatura em Tecnologia Agro-industrial assenta numa formação de base sólida em ciências e engenharia de cariz tecnológico, com destaque para as áreas científicas de Biologia, Química e Matemática, onde se enquadram as provas específicas de ingresso em Biologia, Geologia, Matemática e Física e Química.

O objetivo desta nova licenciatura da FCT NOVA é formar estudantes com competências nas tecnologias agroalimentares. As saídas profissionais vão desde as áreas das Indústrias Alimentares, Controlo de Qualidade, Planeamento e Projetos Industriais e Investigação Científica e Ensino, entre outros.

“É um facto que a tecnologia tem a capacidade de impactar positivamente o setor agroalimentar, sendo necessário formar profissionais com uma visão disruptiva e competências para aumentar a valorização comercial dos produtos junto do consumidor, assim como garantir a qualidade e segurança dos mesmos. Com o lançamento desta nova licenciatura, pretendemos dotar os nossos estudantes das ferramentas certas para serem bem-sucedidos numa área onde a tecnologia pode efetivamente fazer a diferença”, Fernando Lidon, coordenador da licenciatura e docente da FCT NOVA.