FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Farinha de fava: o futuro da alimentação sustentável

Texto: Beatriz Lúcio¹ Eduarda Carvalho¹ Joana Mesquita¹ Ana Lúcia Baltazar²

¹ Licenciatura em Dietética e Nutrição, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra

² Departamento de Dietética e Nutrição, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra

A fava é uma importante leguminosa a nível mundial. A partir deste alimento é possível originar a farinha de fava, sendo que vários estudos demonstram que este é um ingrediente valioso para vastas fórmulas alimentares. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial desta leguminosa como um novo produto sustentável e nutricionalmente autossuficiente para complementar as necessidades proteicas.

Este artigo foi elaborado através de uma revisão de literatura, a partir do ano 2000, nas bases científicas “Pubmed”, “Science Direct” e “Google Académico”.

Quanto aos resultados, os autores reportam a farinha de fava como sendo um produto sustentável, possível de substituir a carne e promissor na criação de novos produtos. A confeção será o ponto fulcral para a eliminação dos anti-nutrientes.

Em suma, os objetivos deste trabalho foram atingidos, comprovando-se que a inclusão da farinha de fava nos padrões alimentares contribui positivamente tanto para a saúde humana como para a sustentabilidade.

Continue a ler este artigo na Revista Tecnoalimentar nº30.