FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações agroalimentares foram de €6,3 mil milhões em 2016

O setor agroalimentar nacional registou, em 2016, um volume de exportações de 6,3 mil milhões de euros, números que para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação espelham a dinâmica da agricultura nacional.

«As exportações do setor agroalimentar foram de 6,3 mil milhões de euros em 2016, representam 11,3% do total da economia e as taxas de crescimento foram superiores ao resto da economia», disse Luís Medeiros Viera, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, onde participou num seminário sobre alterações climáticas e apresentação do novo parque agrícola municipal.

«Há claramente uma dinâmica da agricultura no nosso país, que se reflete na produção e na vertente exportadora», afirmou o governante, adiantando que as políticas públicas do Governo «vão de encontro à iniciativa e determinação dos agricultores».

À margem da sessão, o secretário de Estado abordou ainda as medidas governamentais para a recuperação do potencial produtivo na sequência das intempéries que afetaram explorações agrícolas da região Centro em fevereiro de 2016, e que resultaram em 282 mil euros de apoio, até à data.

«Foram apresentadas 39 candidaturas, 34 já foram aprovadas e foram contratadas 28, num volume de investimento de 412 mil euros, com apoio de 282 mil euros. Das 28 contratadas, nove já foram pagas, as outras estão em tramitação de apresentação de documentos de despesa», explicou.

Fonte: Lusa