FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações agroalimentares da UE alcançam novo recorde em novembro de 2016

O valor mensal das exportações agroalimentares da União Europeia (UE) em novembro de 2016 alcançou um novo recorde de 11.700 milhões de euros, mais 813 milhões em relação a novembro de 2015.

agroalimentar

Tendo em conta uma ligeira diminuição das importações agroalimentares procedentes de terceiros países, a UE tem agora um excedente comercial em produtos agroalimentares de 19 mil milhões de euros em 12 meses.

Os maiores aumentos de valor entre dezembro de 2015 a novembro de 2016 foram alcançados nas exportações agroalimentares para os Estados Unidos da América (EUA), com mais 1.500 milhões de euros, mais 8% e a China com mais 1.100 milhões, mais 11%.

O setor da carne de porco também confirmou a sua recuperação. O maior aumento em valor das exportações nos últimos 12 meses registou-se para a carne de porco, com mais 1,3 milhões de euros que representa mais 34% em comparação com os valores de exportação no período de 12 meses do ano passado.

A informação do mês de novembro centra-se no comércio agroalimentar da UE com o Equador, na ocasião da entrada em vigor do protocolo de adesão do Equador ao Acordo de Comércio da União Europeia com a Colômbia e o Peru em janeiro de 2017.

A UE é o terceiro parceiro comercial dos países da América Andina.

Fonte: Agrodigital