FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

#EUChooseSafeFood take Two — Segundo ano de campanha conjunta dos Estados-Membros da UE e da EFSA

Qual é a diferença entre uma data «consumir até» e «de preferência antes de» nos meus rótulos de alimentos? Existem regras de higiene alimentar que devo manter em casa para manter a minha família segura? Devo estar preocupado com os aditivos alimentares? Estas são algumas das perguntas feitas pelos consumidores europeus que a campanha #EUChooseSafeFood tem respondido traduzindo a ciência por trás da segurança alimentar da UE. Com base em uma primeira fase bem sucedida, um segundo ano da campanha foi lançado para cobrir uma série de novos tópicos.   

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre escolhas alimentares diárias é o que a campanha #EUChooseSafeFood é. A campanha à escala da UE oferece aos consumidores informações práticas e acessíveis para utilizar quando compram e consomem alimentos — desde ajudar a ler os rótulos e compreender os aditivos até prestar aconselhamento sobre a preparação e o armazenamento de alimentos. Lançado em 16 de maio, o segundo ano da campanha se baseia no primeiro, expandindo a gama de tópicos que os consumidores podem aprender, com a saúde das plantas, novos alimentos e suplementos alimentares recém-adicionados à mistura.

O diretor executivo da EFSA, Bernhard Url, congratulou-se com o lançamento da campanha: «Os consumidores da UE podem estar plenamente confiantes de que os alimentos que colocam nas suas mesas são seguros. Eles podem confiar no sistema de segurança alimentar da UE e no conhecimento científico na sua fundação, que vem ajudando a garantir que nossos alimentos estejam seguros há 20 anos. A #EUChooseSafeFood é um exemplo importante da nossa parceria com as autoridades nacionais de segurança alimentar e da nossa cooperação com as organizações de consumidores, os produtores de alimentos e a sociedade civil.»

Visando principalmente os cidadãos europeus de 25 a 45 anos, a campanha explicará também o papel da EFSA em contribuir para a legislação europeia que protege os consumidores e toda a cadeia alimentar.

Está disponível no sítio web da campanha um conjunto de ferramentas #EUChooseSafeFood, incluindo imagens, curtas-metragens e publicações nas redes sociais, facilitando a participação das autoridades e associações nacionais na campanha.

Para mais informações, visite https://campaigns.efsa.europa.eu/EUChooseSafeFood