FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

EUA aumentam tarifas sobre alguns produtos europeus

O Gabinete da Representação Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai elevar as taxas alfandegárias sobre alguns produtos da União Europeia, nomeadamente vinhos franceses e alemães.

Alimentos

A juntar às regras anteriores, no passado 30 de dezembro, os responsáveis do USTR anunciaram que estão a aumentar as tarifas sobre alguns produtos da UE, incluindo acessórios de aeronáutica e vinhos não frisantes [bem como conhaques e outros brandies] provenientes de França e da Alemanha.

No comunicado que divulgou, a Representação Comercial dos Estados Unidos não refere quando é que estas tarifas entrarão em vigor, mas salienta que em breve serão fornecidos mais detalhes.

Este reforço de tarifas é a mais recente ação no âmbito desta disputa entre os EUA e a União Europeia, que já dura há 16 anos, sobre os subsídios atribuídos à aviação civil. Em causa estão, especificamente, os subsídios atribuídos à construtora aeronáutica Airbus, que a OMC reconheceu como sendo ilegais, tendo por isso penalizado a rival norte-americana Boeing.

A Administração Trump anuncia estas tarifas adicionais depois de a UE ter instituído, no mês passado, taxas aduaneiras sobre o equivalente a 4 mil milhões de dólares de produtos provenientes dos EUA – isto após ter recebido luz verde da OMC para aplicar tarifas retaliatórias. 

Hoje, os representantes comerciais norte-americanos disseram que decidiram emendar algumas das suas tarifas porque a UE aplicou um período temporal que abrangeu "substancialmente mais produtos" do que teria acontecido se não tivesse optado por aquele quadro temporal – e que, por isso, os EUA sentiram necessidade de tomar medidas para "compensar esta injustiça".

Apesar de os EUA terem explicado à União Europeia o efeito de distorsão do período temporal selecionado pelo bloco europeu, esta recusou-se a alterar a sua abordagem, resultando então nestas tarifas adicionais, justifica o USTR.

FONTE: Jornal de Negócios