FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Entregas de leite na UE reduzem 2,2% em janeiro

A tendência de preços baixos do leite na União Europeia fez-se notar no nível de produção.

No mês de janeiro, as entregas de leite da União Europeia dos 28 desceram 2,2% em comparação com Janeiro de 2016.

No entanto, a evolução foi variável entre os países. Em alguns Estados-membros e apesar dos preços baixos a produção continuou a aumentar, como é o caso da Polónia, com mais 3,5%; Holanda, mais um por cento e a Irlanda com um crescimento de 0,7%, enquanto em outros países a produção desceu, como em França, com menos 5,1%; Alemanha, menos 4,1; Reino Unido, menos 3,7% e a Espanha, com menos 1,3%, de acordo com os dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).

O preço do leite na União Europeia (UE) em Fevereiro, de acordo com o dado mais recente disponível no Observatório do Leite, chegou a 33,4 cêntimos o quilo, o que supõe uma ligeira descida em relação há um ano.

Os preços “spot” do leite da semana passada diminuíram, tanto em Itália, 33,75 cêntimos o quilo, como na Holanda, 31,50 cêntimos.

Em relação ao valor dos laticínios na UE, o de manteiga aumentou na passada semana em comparação com a média das quatro semanas anteriores. Os preços dos queijos e leites em pó registaram uma ligeira diminuição.

No âmbito internacional, o preço do leite na Nova Zelândia em Fevereiro em relação a Janeiro assinalou um aumento de 0,5% até os 33,5 cêntimos o quilo e manteve-se sem alterações nos Estados Unidos, a 39,8 cêntimos.

Fonte: Agrodigital