FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

"Empack & Logistics Porto" aposta em «Conferências de Alto Nível»


Unicer, Sonae MC, Ikea, Pepe Jeans, Affinity Petcare, Philips e Procter & Gamble são alguns dos casos de sucesso a apresentar num ciclo de seminários a realizar durante a maior feira ibérica de embalagem, armazenamento, manutenção e logística, que decorre a 23 e 24 de Setembro na Exponor.

 

Especialistas em diferentes áreas e de diversas nacionalidades integram uma das surpresas preparadas pela organização da Empack & Logistics Porto, a feira de embalagem, armazenamento, manutenção e logística que se estreia em Portugal, nos dias 23 e 24 de setembro, na Exponor. Trata-se de um conjunto de seminários e mesas-redondas de acesso gratuito, a decorrerem em paralelo com o evento, nos quais serão abordadas temáticas de interesse estratégico e objetivo para as áreas de negócio relacionadas com a feira, desde o comércio eletrónico à comunicação, passando pelas parcerias e pela gestão centralizada de empresas a nível ibérico.

A inovação e o marketing terão honras de abertura pelo carismático diretor da Unicer André Jacques, às 10h00 do dia 23, sucedendo-se os oradores com intervenções de cerca de 30 minutos, ao longo dos dois dias. “O nosso objetivo é dar aos profissionais presentes na feira a possibilidade de descobrirem as mais recentes tendências e inovações, através da apresentação feita por conceituados especialistas em organização empresarial”, esclarece Marina Uceda, diretora da Empack & Logistics.

Nesse sentido, o programa paralelo, que inclui também oportunidades de networking e uma área para demonstração de máquinas e equipamentos, conta com a participação de Pedro Brites, CEO ibérico da La Redoute, que explicará a “revolução logística” em curso na empresa francesa de vendas por catálogo, nomeadamente a construção de uma plataforma que irá mudar por completo a forma de tratamento dos pedidos dos clientes.

Por seu lado, Sergi Tomás (Pall-Ex Iberia) e Pedro Santos (Lusocargo Transitários/Pall-Ex Porto) apresentarão os serviços de mercadoria paletizada express oferecidos a nível ibérico pela parceria das duas empresas, enquanto Freddy Le Palmec (IKEA Portugal) falará sobre o funcionamento da cadeia logística do grupo sueco, numa perspectiva de sustentabilidade que tem em conta o preço mas também o ambiente, o cliente, os colaboradores e os fornecedores.

Outra questão que afeta inúmeras empresas é a das vantagens e dos inconvenientes de uma organização territorial em Espanha e Portugal com gestão integrada, pelo que será tema a analisar num debate organizado pela Fundación ICIL, uma referência na área da formação em logística empresarial desde há mais de três décadas, no qual participarão Hans Tepper (Alfil Logistics), Jorge Oliveira (DHL Express Portugal), Célia Costa (Pepe Jeans) e Rafael Martínez (Affinity Petcare).

Ainda no primeiro dia da Empack & Logistics, Pedro Santos (diretor de operações de e-commerce da Sonae MC) fará uma panorâmica sobre “Omni-channel: tendência e futuro do retalho”, Paulo Pinto (Philips) deixará pistas quanto a “Desafios e oportunidades em logística e-commerce – tendências e melhores práticas”. O último painel será dedicado ao “Armazenamento dinâmico” com a apresentação d'”O caso Procter & Gamble: 35% de aumento da capacidade”, a cargo de Eduardo Comadrán e Sérgio Bruno Brandão, da Interroll.

A variedade de interesses temáticos prossegue no segundo dia do evento, iniciando-se pelas 9h30 com uma conferência de Mário Raposo, director de marketing e aderentes da Sociedade Ponto Verde, seguida d'“O Projecto EcoBioCAP: Eco-projecto de embalagem alimentar sustentável a partir de subprodutos da indústria alimentar (por António Vicente, Professor Associado de Engenharia Biológica da Universidade do Minho). Será também ocasião de questionar “Are you ready to comply with de Falsified Medicines Directive?” (por Bart Vansteenkiste, da Domino Printing Sciences) e de ficar a saber mais sobre “Sustainability innovations in plastic packaging” (por Enrique Moliner Santisteve, do AIMPLAS · Instituto Tecnológico del Plástico). Entre vários outros intervenientes, haverá ainda oportunidade para escutar Luís Reis (Aguirre Newman), Luís Neves (Saba Parques Logísticos) e Luísa Pereira (Parfois) perspectivarem o “Futuro e novas iniciativas nos terrenos e infra-estruturas em Portugal).

A Empack & Logistics Porto, organizada pela multinacional belga Easyfairs, que está em franco crescimento na Península Ibérica, representa uma grande oportunidade para as empresas portuguesas destas áreas poderem internacionalizar-se. A Easyfairs, que só durante o corrente ano organizou vários eventos similares em Espanha, realiza já esta feira em 11 cidades europeias e pretende agora abrir as portas também às empresas portuguesas, dando-lhes a possibilidade de se mostrarem não só no mercado nacional, mas igualmente lá fora.

A organização conta lotar o pavilhão 6 da Exponor com perto de uma centena de expositores e tem já assegurada a presença da Albipack, AMJ Monteiro, Arestant, Bizerba, Lxpack, Marcaembal, Marque TDI, Mr. Blister, Polivouga, Pallex, Lusocargo, Toyota, Toshiba, Nortpallet, Mecalux e Manitou entre as grandes marcas portuguesas e internacionais que aderiram à estreia portuguesa deste novo formato de feira de negócios organizada pela Easyfairs. 

A multinacional belga garante um certame exclusivamente profissional, sendo o acesso gratuito à zona de exposição e aos seminários, embora sujeito a um registo online que pode ser feito no site do evento em http://www.easyfairs.com/country-pages_12510/spain_12521/empack-logistics-porto-2015_66890.

A feira funcionará, nos dois dias, entre as 09h00 e as 18h30.

A experiência da Easyfairs como empresa organizadora de eventos inclui mais de 130 eventos em 16 países da Europa, Rússia, Médio Oriente, Ásia e América do Norte, nos sectores industrial, de embalagem, logística, marketing digital e comércio electrónico.

Com 450 colaboradores, o grupo Artexis Easyfairs gera receitas da ordem dos 100 milhões de euros.