FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ementas saudáveis em tempos de Covid-19

Uma ementa para 14 dias, com base na tradição mediterrânica, é a proposta da brochura “Ementas saudáveis em tempos de Covid-19”, elaborada pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Casa da Misericórdia de Lagos e a empresa Nutriviva. 

Ementas saudáveis em tempos de Covid-19

As situações de malnutrição (desnutrição, obesidade) e as doenças crónicas metabólicas não transmissíveis como a diabetes e as doenças cardiovasculares, emergiram desde cedo como fatores que agravam o prognóstico da infeção Covid-19. A prática de uma alimentação adequada e equilibrada tem um papel fundamental no reforço do sistema imunitário, na manutenção de um bom estado de saúde e na qualidade de vida dos indivíduos.

Partindo destes pressupostos, e tendo por base as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre cuidados alimentares em tempos de Covid-19 e do respetivo kit alimentar para 14 dias de isolamento, docentes da Área Departamental de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em colaboração com nutricionistas da Santa Casa da Misericórdia de Lagos e da empresa Nutriviva, elaboraram a brochura “Ementas saudáveis em tempos de Covid-19”, com o objetivo de promover a prática de uma alimentação saudável durante o período de confinamento social a que estivemos sujeitos como medida de contenção.

Esta brochura foi organizada de modo a promover hábitos alimentares adequados e saudáveis, enfatizando a necessidade de planear as refeições diárias, como forma de as tornar o mais variadas possível, mas também de gerir e aproveitar melhor os alimentos que constavam do kit alimentar da DGS.

São apresentadas recomendações de alimentação saudável, sem esquecer a importância de manter um bom estado de hidratação, bem como vários exemplos do que “comer” nas diferentes refeições diárias (pequeno-almoço, meio da manhã e da tarde, almoço e jantar), finalizando com um conjunto de ementas para catorze dias alimentares completos.

De forma a incentivar a confeção de refeições, não só pelas vantagens nutricionais e económicas inerentes, mas também como modo de descobrir ou redescobrir sabores e confeções culinárias simples, são apresentadas várias receitas que constam das ementas. Estas ementas têm na sua base a tradição mediterrânica, pelo que, para além dos alimentos propostos, utilizam também alimentos frescos de origem local, reforçando o consumo de fruta e de sopas de vegetais da época, salientando o aproveitamento de sobras de alimentos como forma de evitar o desperdício alimentar.