FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Embalagem Alimentar: 7 inovações que estão para chegar

latasRealizou-se no passado mês de fevereiro o MeetingPack, um dos encontros mundiais mais importantes de investigação na área dos materiais e embalamento alimentar. Desse encontro, destacam-se 7 inovações que poderão vir a dar que falar num futuro próximo.

1. Filme mais fino: a Repsol, que está a trabalhar numa grande variedade de plásticos, desenvolveu um material que permite alcançar uma redução de 30% da espessura do filme com níveis de resistência similares aos atuais, e que pode ser utilizado para a fabricação de todo o tipo de embalagem alimentar.

2. Lâminas de polipropileno ou PET metalizado: a empresa Toray Films está a desenvolver embalagens plásticas que permitem substituir as tradicionais lâminas de alumínio mediante a geração de lâminas de polipropileno e PET metalizado, cujas propriedades de proteção à luz, oxigénio e vapor de água estão próximas às do alumínio. A utilização deste material pressupõe uma importante poupança de custos no material.

3. Embalagens com absorventes de oxigénio: a Albis Iberia apresentou embalagens com absorventes de oxigénio que são introduzidos no próprio material plástico. Estas embalagens são capazes de retirar o oxigénio que fica durante o embalamento do alimento de forma a evitar reações de oxidação.

4. Embalagens com atmosfera modificada: a Nutreco apresentou um sistema de embalagem em atmosfera modificada que permite uma maior extensão de vida útil de carne de frango. Foi destacada a importância da embalagem criada nestas condições para este tipo de carne, evidenciando através de estudos próprios como a conservação em atmosfera modificada influencia na conservação da carne.

5. Latas de plástico transparente: a empresa inglesa Kortec apresentou uma lata de plástico transparente com tampa metálica, cujas propriedades são análogas às tradicionais latas metálicas que permitem manter a vida útil dos alimentos até cinco anos e com uma redução de custos significativa. Por outro lado permite ver o conteúdo.

6. Bolsas fexíveis: a UBE Engineering Plastics desenvolveu um material com melhores propriedades de resistência, elasticidade, versatilidade e durabilidade, tornando a aembalagem alimentar mais flexível.

7. Cápsulas para café biodegradáveis: a BASF deu a conhecer os resultados comerciais do seu material Ecovio em forma de cápsulas para café biodegradáveis, tornando-se estas em lixo orgânico.

Fonte: AINIA e MeetingPack.