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Revista TecnoAlimentar

DS Smith apresenta as suas mais recentes novidades na Hispack 2022

A DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, apresentou algumas das suas mais recentes inovações e soluções sustentáveis ​​num evento realizado no âmbito da Hispack 2022, a feira de packaging, processos e logística, que teve lugar na Fira Gran Via Barcelona, na semana passada.

A empresa apresentou os progressos alcançados desde a última edição desta feira, realizada em 2018. O número de departamentos de design da DS Smith na Ibéria passou de 8 para 14 e o número de profissionais de design aumentou 70%, ao passar de 50 para 85 designers. O crescimento registado permitiu o desenvolvimento de cerca de 18.400 designs estruturais e mais de 16.000 designs gráficos no último ano.

Durante a apresentação feita na introdução ao workshop, Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, destacou: “Na DS Smith, estamos muito satisfeitos por regressar à Hispack. A feira destaca a relevância de um setor imprescindível que desempenha um papel essencial na cadeia de fornecimento e que, além disso, tem um peso específico inegável na contribuição para as estratégias de sustentabilidade de muitos setores. Um exemplo desta relevância é o crescimento que temos experienciado desde a última edição da Hispack, em 2018, quando tínhamos 19 fábricas de Packaging na Península Ibérica e, atualmente, contamos já com 26”.

Em meados de 2021, a DS Smith anunciou um pacote de I&D de 116 milhões de euros para acelerar o seu trabalho em torno da economia circular, sustentando assim a nova estratégia de sustentabilidade da empresa. Além disso, no ano passado, nasceu em Lisboa o primeiro hub de inovação híbrido da DS Smith, um centro colaborativo onde a empresa realiza sessões de trabalho, inspiração e análise com os seus clientes, tanto presenciais como virtuais.

Durante este período, a nível corporativo, a DS Smith desenvolveu diferentes iniciativas com uma grande componente inovadora – como o lançamento de um projeto para analisar a possibilidade de utilizar fibras de algas como matéria-prima para produzir papel e embalagens –, que se materializam em soluções de packaging mais sustentáveis ​​e eficientes. De facto, graças ao trabalho do departamento de design e inovação e à implementação da sua estratégia de sustentabilidade “Now & Next”, a DS Smith conseguiu substituir 9,5 milhões de peças de plásticos problemáticos por soluções de packaging sustentáveis ​​em cartão canelado no último ano fiscal.

Um claro exemplo de desenvolvimento na linha da sustentabilidade no mercado da Ibéria é Ecovete, uma solução inovadora para o setor hortofrutícola, produzida em cartão canelado. Outro desenvolvimento relevante no âmbito da circularidade é Ultim-8, uma nova embalagem que permite otimizar o consumo de fibra e os custos em cada etapa da cadeia de fornecimento.