Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes: contributo para uma abordagem holística
Por: Cristina Galacho¹,* Margarida Figueiredo²,**
¹ Departamento de Química e Bioquímica, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora; Laboratório HERCULES; Laboratório Associado IN2PAST; Rede Campus Sustentável
² Departamento de Química e Bioquímica, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia
* pcg@uevora.pt
** mtf@uevora.pt
RESUMO
Neste artigo analisa-se o contributo do trabalho prático laboratorial (TPL) Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Simples, Seguro e Sustentável!, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências transversais. Foi elaborado e aplicado um questionário, no âmbito da unidade curricular Técnicas Laboratoriais I, aos estudantes do 1.º ano de licenciatura, para avaliar a sua perceção sobre a relevância do TPL realizado, na abordagem de temas que evidenciem a interligação Química-Sociedade, Saúde e Bem-Estar e Sustentabilidade. Os resultados obtidos permitem concluir que a grande maioria dos estudantes reconhece a importância dos métodos laboratoriais na determinação do teor de açúcar nas bebidas refrigerantes e na consequente compreensão da informação nutricional do rótulo. Os estudantes revelam ainda ter a perceção de que a realização do TPL contribui para a consciencialização dos efeitos adversos do consumo excessivo de açúcar e para o aumento do conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
INTRODUÇÃO
Os produtos alimentares e agroalimentares constituem excelentes exemplos para a lecionação de conteúdos programáticos de unidades curriculares (UCs) do 1.º ano de licenciatura na área da química e ciências afins, como, por exemplo, técnicas e métodos de laboratório. A utilização destes produtos estimula o interesse dos estudantes para os tópicos científicos a abordar e proporciona uma interligação imediata com a sociedade, permitindo a compreensão e aplicação dos conceitos de forma relevante e contextualizada. Possibilita, ainda, uma abordagem à sustentabilidade, temática transversal e fulcral para a sociedade contemporânea, promovendo a disseminação, reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Tendo como base os pressupostos anteriormente referidos, foi publicado em 2020 o artigo Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Simples, Seguro e Sustentável! (Galacho, 2020). Neste artigo, os refrigerantes serviram de mote para a elaboração de um trabalho prático laboratorial (TPL) que permite aos estudantes da unidade curricular Técnicas Laboratoriais I (TLI) das licenciaturas em Química, Bioquímica, Biotecnologia e Biologia Humana da Universidade de Évora, determinar o teor de açúcar (sacarose) em bebidas refrigerantes, consciencializando-os para este tipo de consumo e para os seus potenciais riscos.
A escolha das bebidas refrigerantes ou refrigerantes1 foi bastante óbvia dada à sua elevada popularidade e por serem, de acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção Geral da Saúde (DGS), um dos produtos alimentares que mais contribuem para a ingestão de açúcar pela população portuguesa.
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