FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Doces de vários pontos do país juntos em feira transformam Abrantes na Capital da Doçaria Portuguesa

Os ícones da doçaria nacional, reúnem-se em Abrantes nos dias 21, 22 e 23 de outubro. A 20ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional volta a ter palco na Esplanada 1º de Maio, no centro histórico da cidade e traz várias novas referências nacionais para adoçar os visitantes do certame.

A comemorar 20 anos de edições, o evento mais doce do ano promete tornar Abrantes a capital da doçaria conventual e tradicional portuguesa durante os três dias do certame. Promover e valorizar a Palha e a Tigelada de Abrantes e os outros pecados locais são os objetivos do Município de Abrantes que, juntamente com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, realiza este grande evento, misturando uma mostra de doçaria nacional com licores, compotas, mel e doces de norte a sul do país com a atividades culturais e desportivas para toda a família.

A exposição de doces desta 20ª edição acrescenta várias novidades, como o pastel de amêndoa de Vimioso, que esteve entre os nomeados das 7 Maravilhas de Portugal, o viriato e as rotundinhas de Viseu, cartuchos de amêndoa e impérios de Cernache do Bonjardim, licor templário de Tomar, trouxas de Malveira, são um reforço da doçaria alentejana  com Portalegre, Dom Rodrigo, que se encontra em processo de certificação, e doces finos do Algarve, com a associação de produtores, vinda de Lagos a marcar forte presença. E ainda da Região Autónoma da Madeira o regresso do bolo do caco.

A adicionar inovações os doceiros trazem, ainda, variações dos doces tradicionais de Abrantes a estrear na Feira da Doçaria, como os éclairs Palha de Abrantes e as natas Palha de Abrantes, que se juntam ao fardo, aos bombons e macarrones de Palha de Abrantes, ao pastel tigelada e à tigelada de abóbora. Bolachas de amêndoa e mel, nata de crocante de bolacha, bombom de marmelo e doce de diospiro são outros dos novos produtos a abrilhantar este delicioso evento.

Presenças já habituais e que farão o deleite dos visitantes são: o pão-de-ló e as cavacas de Margaride, as queijadas de S. Gonçalo, as lérias, os foguetes e as brisas do Tâmega de Amarante, o pão-de-ló de Ovar, o pastel de Tentúgal, as barrigas de freiras, os pastéis meia-lua, as cornucópias de Alcobaça, o bolo fidalgo, o pão de rala, o bolo rançoso e a sericaia do Alentejo, e claro, a palha de Abrantes, as tigeladas, as broas e o folar de Tramagal, entre muitas outras iguarias.  

Na ementa estão associadas diversas atividades, entre elas, demonstrações culinárias, oficinas de doces sob a conhecimento da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e do Agrupamento de Escola Verde Horizonte de Mação, música, animação infantil, exposições e desporto. Equilibra-se o consumo de doces com uma corrida de Liga Portuguesa Contra o Cancro, um trail noturno e um passeio de pasteleiras. As inscrições estarão disponíveis junto dos dinamizadores: o Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o COA – Clube de Orientação e Aventura e os Branquinhos do Pedal.