FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Dirigentes ibéricos da Coviran reúnem-se em Portugal

No âmbito do 10.º aniversário da chegada da Coviran a Portugal, a cooperativa reuniu em Sintra, na semana passada, os seus mais altos órgãos de gestão, sociais e executivos.

Na quarta-feira, teve lugar o Conselho Reitor, liderado pela presidente da cooperativa, Patro Contreras, e pelo conselheiro português, João Miguel Nunes Madeira, reuniu com o objetivo de rever as questões sociais e estratégicas mais prementes. Já no dia seguinte, celebrou-se um encontro do Comité de Direção com os diretores globais da Coviran, dirigido pelo Diretor Geral, José Francisco Muñoz, e os principais gestores portugueses, presidido pelo Diretor da insígnia em Portugal, Acácio Santana.

“Estou muito feliz por celebrar os nossos órgãos de gestão aqui em Portugal, o que não é apenas uma realidade, mas uma parte essencial de Coviran. São 10 anos de um caminho percorrido com os nossos parceiros portugueses, um país irmão e amigo de Espanha, que já é um dos orgulhos da nossa cooperativa", sublinhou Patro Contreras, Presidente da cooperativa.

Já Acácio Santana, Diretor da Coviran em Portugal, refere que “Coviran conta já com uma década em Portugal e consolidou-se como a melhor resposta aos retalhistas independentes, adaptando-se às peculiaridades do mercado português, com uma estrutura sólida que incorpora novos associados com garantias. Isto é uma conquista não só a nível local, mas sim a nível Ibérico”.

UMA COOPERATIVA DE SUCESSO

A Coviran é uma empresa de distribuição alimentar, composta por 2.430 Sócios retalhistas independentes deste setor. Atualmente, a cooperativa consolida a sua posição a nível nacional no setor de proximidade e ocupa a segunda posição em Espanha em número de estabelecimentos, encerrando o exercício de 2020 com mais de 2.876 supermercados a operar sob a insígnia Coviran distribuídos por toda a Península Ibérica. Em 2020, alcançou 1.703 milhões de vendas brutas da insígnia, 21,5% superior a 2019. A sua aposta na economia social, contribuindo para gerar emprego e riqueza nos territórios onde opera, caracteriza esta cooperativa, como uma referência para a economia social em Espanha e Portugal.

Esta é a única empresa de economia social em Portugal, uma cooperativa de distribuição; com um modelo empresarial centrado no ser humano, suportado por valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e por valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, que pode reduzir as desigualdades, criar prosperidade partilhada e responder aos impactos imediatos da COVID-19.