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Revista TecnoAlimentar

DIA publica resultados financeiros de 2020

O Grupo DIA ("DIA" ou "o Grupo"), companhia internacional de distribuição com operações em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, publicou hoje, dia 25 de fevereiro, os seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre e ao exercício de 2020.

grupo DIA mini preço

  • As Vendas Líquidas do Grupo aumentaram 0,2% com uma rede de lojas otimizada (-6,9%) e apesar das desvalorizações do real brasileiro e do peso argentino, e da descida dos níveis de turismo em Espanha e Portugal como consequência das restrições impostas pela Covid-19.
  • As Vendas Comparáveis (Like-for-Like) do Grupo alcançaram 7,6%, mantendo o impulso positivo registado no primeiro trimestre, graças às iniciativas de melhoria em curso que resultaram num incremento de 24,6% no tamanho da cesta média.
  • O Lucro Bruto (como percentagem de Vendas Líquidas) aumentou 21,8% dos 19,2% durante 2020 graças ao aumento dos volumes de vendas e das melhorias operativas.
  • O EBITDA Ajustado regressou a valores positivos de 1,8% como percentagem das Vendas Líquidas.
  • O Resultado Líquido situou-se nos -363,8 milhões afetado pelas diferenças de câmbio produzidas no período pela depreciação do real brasileiro.
  • Liquidez Disponível: Ampla liquidez de 397 milhões (dezembro de 2019: 421 milhões), sendo 87% em dinheiro e equivalentes a dinheiro.
  • Dívida Financeira Líquida (ex NIIF16): 1.276 milhões, com uma descida de 46 milhões face a dezembro de 2019, graças à melhoria do fluxo de caixa procedente das operações, controlo dos gastos por investimento (capex) e à estabilidade do capital circulante.
  • As Vendas Líquidas aumentaram 6,1% durante o exercício, impulsionadas principalmente pelas medidas locais de transformação e remodelação centradas em melhorar a oferta de produtos frescos, que compensou a queda do turismo nas principais cidades durante a época alta de férias.
  • O EBITDA ajustado aumentou 110 pontos básicos graças à aplicação de medidas de excelência operativa.
  • As Vendas Líquidas do Grupo aumentaram 0,2% com uma rede de lojas otimizada (-6,9%) e apesar das desvalorizações do real brasileiro e do peso argentino, e da descida dos níveis de turismo em Espanha e Portugal como consequência das restrições impostas pela Covid-19.
  • As Vendas Comparáveis (Like-for-Like) do Grupo alcançaram 7,6%, mantendo o impulso positivo registado no primeiro trimestre, graças às iniciativas de melhoria em curso que resultaram num incremento de 24,6% no tamanho da cesta média.
  • O Lucro Bruto (como percentagem de Vendas Líquidas) aumentou 21,8% dos 19,2% durante 2020 graças ao aumento dos volumes de vendas e das melhorias operativas.
  • O EBITDA Ajustado regressou a valores positivos de 1,8% como percentagem das Vendas Líquidas.
  • O Resultado Líquido situou-se nos -363,8 milhões afetado pelas diferenças de câmbio produzidas no período pela depreciação do real brasileiro.
  • Liquidez Disponível: Ampla liquidez de 397 milhões (dezembro de 2019: 421 milhões), sendo 87% em dinheiro e equivalentes a dinheiro.
  • Dívida Financeira Líquida (ex NIIF16): 1.276 milhões, com uma descida de 46 milhões face a dezembro de 2019, graças à melhoria do fluxo de caixa procedente das operações, controlo dos gastos por investimento (capex) e à estabilidade do capital circulante.
  • As Vendas Líquidas aumentaram 6,1% durante o exercício, impulsionadas principalmente pelas medidas locais de transformação e remodelação centradas em melhorar a oferta de produtos frescos, que compensou a queda do turismo nas principais cidades durante a época alta de férias.
  • O EBITDA ajustado aumentou 110 pontos básicos graças à aplicação de medidas de excelência operativa.

Relativamente aos resultados, o presidente executivo da DIA, Stephan DuCharme, comentou:

“Os nossos resultados financeiros demonstram os progressos diários que a DIA leva a cabo como consequência do seu plano estratégico plurianual. Tendo assentado as bases em 2019, em 2020 introduzimos melhorias operativas e comerciais nos quatro países nos quais temos operações, liderados pelas equipas de direção em cada país.

Gostaria de expressar o meu mais sincero agradecimento às nossas equipas em todos os países pelo seu excelente trabalho e contribuição para os nossos resultados, principalmente pelo complexo ambiente empresarial criado pela Covid-19, e dada a nossa responsabilidade com as comunidades em que estamos presentes através das nossas lojas de proximidade.

O Grupo DIA realizou um enorme esforço coletivo em 2020 com o objetivo de recuperar a confiança e estabelecer relações duradouras com todas as partes interessadas, que estão na base de uma cultura de transparência orientada à concretização de resultados.

Na atualidade, e graças ao acordo de refinanciamento e recapitalização impulsionado pelo nosso acionista de referência, o nosso negócio sustenta-se numa estrutura de capital estável a longo prazo, o que permitiu à equipa de direção focar-se exclusivamente na gestão dos clientes e do negócio.

Em 2021, continuaremos focados na melhoria da nossa posição como fornecedor moderno de proximidade, através de soluções inovadoras nas áreas comerciais e de venda online, oferecidas através dos nossos motivados franqueados e colaboradores, estando cada dia mais próximos dos nossos clientes".