FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Desmantelada Destilaria ilegal que atuava em Portugal e na Galiza

Absenta3-300x225

Operação apreende cerca de 45.000 litros de 96% de volume que era usado para fazer licores

 

As policias portuguesa e espanhola desmantelaram uma rede de destilarias ilegais numa operação que se saldou com perto de duas dezenas de detidos, sendo apreendidos 45.000 litros de álcool de 96 graus de proveniência ilícita, com que supostamente o grupo concebia licores depois de misturá-lo com outras substâncias de uso industrial para dar-lhes consistência e densidade.

Os detidos são de Coimbra e de duas outras regiões espanholas (Ourense e Pontevedra), e dedicavam-se a transportar bebidas alcoólicas desde uma destilaria localizada no Norte de Portugal para vender no sul da Galiza.

Para levar a cabo as investigações, a GNR iniciou em Portugal a perseguição aos transportes, que depois continuação com os agentes da policia espanhola, para onde as mercadorias se dirigiam, principalmente para Vigo, Pontevedra e Ourense.

Desde estas localidades, o álcool era distribuído em recipientes sem etiquetagem ou utilizando outras de aparência legal para evitar o controlo sanitário. Calcula-se que a fraude fiscal proveniente deste ato prejudicou o Estado português em 3 milhões de euros.

Misturavam álcool com aditivos sem controlo para vendê-los como licor

Fontes da Policia espanhola comunicaram à Europa Press que o álcool que o grupo utilizava para fazer os licores era álcool puro, de 96% – que não é o que se utiliza legalmente para fazer este tipo de bebidas – com a agravante de que ele próprio “era de proveniência ilícita”.

Assim, fontes policiais asseguraram que eram adicionados “um montão de aditivos prejudiciais, sem controlo e não aprovados para consumo humano”, sendo depois vendido como licores. No total, as mesmas fontes indicaram que a rede vendia perto de 10.000 litros semanais deste produto, que distribuíam em bares e cafés.

Ler aqui.