FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

DB Schenker junta-se à criação da 'Open Logistics Foundation'

A DB Schenker, empresa líder em gestão e logística da cadeia de abastecimento, juntamente com a Dachser, Duisport e Rhenus, lançou a Open Logistics Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visa criar uma comunidade europeia de código aberto para promover a digitalização da logística e gestão da cadeia de abastecimento e para normalizar processos específicos da indústria através de normas europeias.

Esta é uma iniciativa tecnológica única no sector da logística, na qual os fundadores assumem um papel pioneiro no campo do software de código aberto. "Juntos queremos impulsionar a digitalização da logística. Em suma, o código aberto constitui um importante fator de sucesso para todo o setor logístico e, ao mesmo tempo, um motor para a harmonização de processos nas cadeias de abastecimento digitais. Vemos a Open Logistics Foundation como o primeiro passo para uma economia de escala baseada em normas e valores legítimos na Europa. Ao mesmo tempo, é um começo e um apelo à indústria logística para refletir sobre a importância de unificar a tecnologia e os processos da cadeia de abastecimento, e para participar ativamente na comunidade de código aberto", disseram os membros fundadores numa declaração conjunta. Neste momento, trata-se de ancorar o código aberto no setor da logística e de o implementar em estruturas internas para trabalhar com o hardware e software correspondentes.

A fundação é dirigida a todas as empresas relacionadas com logística e aos seus correspondentes responsáveis pelo desenvolvimento informático. A associação de financiamento, Open Logistics e.V., também fundada em Berlim, destina-se a novos membros de todas as áreas da logística, desde a indústria, retalho e serviços, até aos agentes de expedição e organizações políticas. Numerosas empresas já anunciaram a sua participação na associação de financiamento, incluindo a AEB, BLG Logistics Group, GS1 Alemanha, Lobster Logistics Cloud e Setlog Holding sediada em Bochum, mas também associações como a Fraunhofer- Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung.

O núcleo do trabalho da organização é o funcionamento do chamado Open Logistics Repository, uma plataforma técnica em que interfaces de software e hardware fazem referência a implementações e componentes disponíveis como o código aberto sob uma licença gratuita (licença permissiva). Todas as ferramentas e componentes serão livres e sem restrições para aplicações comerciais, a fim de promover uma ampla aceitação no setor logístico. As empresas poderão utilizá-los, por exemplo, para alargar as suas plataformas ou para criar mais rapidamente novos produtos e modelos de negócio. A abordagem de fonte aberta assegura um padrão livre para a digitalização dos processos logísticos, ao mesmo tempo que oferece um grau significativo de flexibilidade para a personalização individual. As empresas que utilizam código aberto tendem a ser mais produtivas, reduzem os custos e evitam estar ligadas a software privado. Outra vantagem é que as soluções de software não são isoladas, mas todos os componentes são compatíveis, o que facilita a criação de redes digitais para lá dos limites da empresa.

As principais tarefas da fundação incluem também a identificação de projetos de colaboração para incorporação no consórcio, a monitorização da qualidade do software de código aberto e a garantia de neutralidade no seu desenvolvimento. Além disso, oferece formação às empresas sobre como trabalhar com a plataforma, que será lançada no próximo ano.

Em Berlim, alguns projetos de código aberto já foram nomeados, por exemplo, a primeira nota de remessa digital de código aberto (eCMR), assim como implementações para a central de carga digital ou a interface AGV VDA 5050. No futuro, serão acrescentados outros desenvolvimentos da comunidade.

Com a criação da fundação, foram nomeados os membros do conselho; Jochen Thewes (Presidente), CEO da DB Schenker, o Dr. Stephan Peters (Vice-Presidente), membro do Conselho de Administração da Rhenus, e Stefan Hohm (Vice-Presidente), CDO da Dachser, foram eleitos como membros do Conselho Executivo. O Conselho Consultivo é composto pelo Professor Michael ten Hompel (Presidente), Diretor Geral do Fraunhofer IML, e Markus Bangen, Diretor Geral da Duisport, bem como Jakub Piotrowski CIO/CDO do BLG Logistics Group.

A Open Logistics Foundation foi criada pelo Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística IML como parte do seu projeto de investigação em Economia do Silício, financiado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais (BMVI) com 25 milhões de euros. Mais de 150 investigadores estão a trabalhar numa infraestrutura de software e hardware de código aberto que permite às empresas processar as suas operações comerciais de forma automatizada e oferecer e utilizar serviços e dados de forma segura através de diferentes plataformas, para além dos limites da empresa. O software e o hardware criados no decorrer do projeto até 2023 e os desenvolvimentos da comunidade constituirão a base do repositório da Open Logistics Foundation.