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Revista TecnoAlimentar

Continente adere ao movimento Unidos Contra o Desperdício

A Missão Continente associou-se ao movimento cívico nacional Unidos Contra o Desperdício, criado este ano, para chamar a atenção para a problemática do desperdício alimentar.

Continente

No manifesto, lê-se que o movimento “quer tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável”, já que mais de 1/3 de todos os alimentos produzidos no mundo acabam no lixo, e só em Portugal há um milhão de toneladas de comida que nunca chega a ser consumida.

«O combate ao desperdício é uma das grandes prioridades do Continente. Todos os processos de compra, de aprovisionamento e de operação das lojas e entrepostos são pensados com vista à prevenção da quebra. O Continente, enquanto líder no retalho alimentar em Portugal, tem assumido ativamente a responsabilidade de influenciar toda a cadeia de valor neste movimento, desde o produtor até ao consumidor, pelo que a nossa adesão, através da Missão Continente, tinha de acontecer», explica Pedro Lago, diretor de projetos de sustentabilidade e economia circular da Sonae MC.

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, uma das entidades fundadoras do Movimento, alerta que «o desperdício alimentar devia estar no topo das prioridades dos países, das empresas, dos consumidores. Precisamos de sensibilizar a sociedade, de forma global, para este problema, através de instrumentos e informação, para que possamos reverter o atual cenário de desperdício de alimentos».

O reaproveitamento e redistribuição de bens alimentares, através de doações de excedentes alimentares, a instituições de solidariedade social e de apoio a animais, faz parte do dia a dia das lojas Continente. Em 2019, a Missão Continente reaproveitou um total de 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares, dos quais 8,5 milhões foram doados a 1 013 instituições de solidariedade social e a associações de apoio a animais espalhadas pelo país e os restantes disponibilizados aos colaboradores, nas áreas sociais das lojas e entrepostos.

Outra estratégia de combate ao desperdício alimentar, implementada há mais de 10 anos nas lojas Continente, são as etiquetas cor de rosa, que comunicam uma redução de preço em produtos que se aproximam do fim do prazo de validade. Este sistema evita o desperdício e oferece simultaneamente benefício económico ao cliente.

Também com o objetivo de prevenir a quebra, o Continente desenvolveu caixas de 5kg com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, à venda por apenas 0,50€/kg. As Caixas Zer0% Desperdício estão atualmente em vigor em 49 lojas, mas chegarão brevemente às restantes mais de 300 lojas, evitando o desperdício de mais de 25 toneladas de frutas e legumes por ano. 

No caso dos excedentes que perdem efetivamente o seu valor comercial, o Continente tem promovido a sua transformação, com o objetivo de lhes dar uma segunda vida, acrescentando valor, como é o caso dos doces e chutneys: o Continente foi o primeiro retalhista nacional a utilizar excedentes das suas lojas para confecionar estes produtos, em 2017. Laranja, Frutos Tropicais, Banana, Doce de Tomate, Doce de Abóbora e Noz e Chutney de Cebola são os sabores que fazem parte da gama de doces & chutneys de economia circular do Continente, produzidos a partir dos excedentes de frescos, 100% saudáveis.

O movimento nasceu no “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”. Ao longo do ano, e com o apoio dos seus fundadores (AHRESP, APED, APLOG, Lisboa Capital Verde Europeia 2020, CAP, CIP, CNCDA, Zero Desperdício, FPBA e Refood), o movimento tem planeado um conjunto de ações para impactar e consciencializar a sociedade sobre a importância do tema.