FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consumo de pescado na UE em alta

  • 23 janeiro 2017, segunda-feira
  • mercados

De acordo com um comunicado da Comissão Europeia e, tendo como base os resultados de um estudo do Eurobarómetro «o consumo de produtos da pesca está a aumentar na UE».

Assim, 42% da população residente na UE assegura que consome pescado, pelo menos uma vez por semana, indica a ACOPE – Associação dos Comerciantes de Pescado.

Em 2015, os lares europeus gastaram 54.000 milhões de euros em produto, garantindo um incremento no consumo ao nível da pré-crise (25,5kg per capita em 2015, frente 26 kg em 2008).

Ainda assim, o estudo indica que 13% da população "nunca" come pescado e 14% apenas faz uma refeição de produtos da pesca num mês.

68% dos consumidores sugeriram que o consumo poderia ser mais elevado se o preço do produto fosse mais acessível.

Outro dos resultados com mais destaque é o valor que os consumidores europeus atribuem à origem dos produtos.

80% dos inquiridos preferem produtos europeus relativamente aos importados. A maioria revelou ainda que gosta de provar novas espécies, pelo que atribuem grande importância à diversidade.

As compras de produtos da pesca dos europeus é efetuada, sobretudo, em supermercado. A primeira avaliação no momento da decisão é o aspeto do produto, seguido do preço e origem. A informação obtida nas etiquetas é altamente valorizada pelos consumidores, nomeadamente a exigida por Lei.