FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consumo de carne de porco em queda na Alemanha

A carne de porco, já algumas décadas, é uma das favoritas dos alemães e apesar de continuar a mais consumida, nos últimos anos tem vindo a perder adeptos, segundo os dados apresentados recentemente pela Associação de Informação sobre mercados Agrícolas.

Assim, enquanto o consumo de carne de porco registado em 2011 situava-se em 40,1 quilos per capita, este valor reduziu para 35,8 quilos em 2016, menos 11%.

A Associação de Informação sobre Mercados Agrícolas (AMI) destaca que em apenas 2016 observou-se uma redução média do consumo face a 2015 em 2,0 quilos, enquanto para a carne de aves aumentou em 200 gramas, situando-se em 11,9 quilos per capita e de bovino em 200 gramas até alcançar os 9,5 quilos.

A quota do consumo de carne de porco no consumo total de carne reduziu ao longo dos últimos cinco anos de 63,9 para 60,7% o que, de acordo com a AMI, deve-se, sobretudo, a uma pior imagem que a carne de porco tem em comparação com outros tipos de carne do ponto de vista da saúde.

Uma das principais razões desta descida é que os consumidores tradicionalmente mais apreciadores de carne de porco são a população de idade avançada.

A AMI alerta que se esta tendência de mudança ao consumo prosseguir, esta influência, também, outros Estados-membros, já que a Alemanha pode reduzir as suas importações de carne de porco ao mesmo tempo que aumenta as exportações.

Fonte: Agrodigital