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Revista TecnoAlimentar

Consumidores alemães consideram a carne um elemento fundamental na Dieta Alimentar

carneUm inquérito realizado pela empresa alemã de investigação de Mercados (GFK) revelou que 73% dos consumidores alemães não estão dispostos a renunciar ao consumo de carne, sendo cada vez mais exigente relativamente à informação sobre a proveniência e sustentabilidade do produto.

Assim, de acordo com o relatório, em 2014, 73% dos consumidores alemães consideraram a carne um componente imprescindível da alimentação, percentagem que praticamente não variou desde o início do estudo, há 7 anos atrás. Não obstante, 50% dos inquiridos manifestaram ter reduzido o seu consumo de carne com o objetivo de efetuar uma alimentação mais saudável.

O estudo revela que os alemães dão muita importância à proveniência da carne. Setenta e cinco por cento dos inquiridos consideram que, no caso de ter a opção de escolha, preferem os produtos de produção nacional. A maioria dos consumidores alemães (60%) manifestaram que estariam dispostos a gastar mais dinheiro em favor do conceito regional.

De acordo com a GFK, na hora da compra também tem um peso relevante o bem-estar, tratamento e condições de transporte dos animais, o que se reflete no facto de 58% dos lares que compram e consomem carne preferem optar por produtos incluídos em programas de bem estar animal, com 52% a mostrarem-se dispostos a pagar mais por este tipo de produtos.

A análise ao mercado revela que o nicho de mercado de carne biológica desperta cada vez mais interesse entre os consumidores alemães. Assim, aproximadamente 29% dos inquiridos indicaram que optariam por carne biológica, caso surja essa possibilidade (esta percentagem era de 23% em 2007). Contudo, de acordo com a GFK, a quota de mercado deste tipo de carne situa-se na realidade claramente abaixo destes valores, ainda que em 2014 as vendas de carne biológica tenham aumentado 3,7% relativamente ao ano anterior.

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