FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conheça diferentes dicas para prevenir os excessos da época do Natal

Nesta época do ano, é habitual o consumo alimentar alterar-se devido à nossa tradição de celebração e convívio, junto com o prazer de degustar os sabores tradicionais do Natal. Mas também podemos associar a saúde com o prazer de estar à mesa, prevenindo um potencial mau-estar que possa causar à nossa alimentação.

Ceia de Natal

Os especialistas pedem moderação, lembrando que é possível desfrutar mantendo-nos saudáveis e controlando as quantidades que ingerimos. Planear não só é possível, como se torna essencial.

Algumas sugestões simples passam por evitar, tanto quanto possível, gorduras, açúcares, excesso de sal e produtos processados e explorar receitas originais e criativas baseadas em vegetais assados, peixes e aves e sobremesas que incorporam frutas.

Em geral, as refeições desta época são geralmente hipercalóricas e de difícil digestão. Não admira, então, que apareçam sintomas como inchaço abdominal, enfartamento abdominal, ardor no estômago, náuseas, diarreia ou até mesmo dores de cabeça. Para evitar isso, é essencial planear os menus e tentar equilibrar a dieta nos dias em que não estamos a comemorar. Além disso, praticar exercício físico, comer devagar, controlar as quantidades e limitar o consumo de doces e álcool, ajudará a passar esta época sem problemas digestivos.

Pode sempre optar por iniciar as refeições com sopa, antes do bacalhau e dos outros pratos característicos da época. Algo essencial também passa por ter sempre presente no seu prato hortícolas. Uma sugestão da da Direção-Geral da Saúde passa por ao espalhar pela mesa jarros com água mineral e outros com água aromatizada com fruta da época, evita o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoolizadas. Assim, além de reduzir as calorias das bebidas mantém-se hidratado.

Por outro lado, a fitoterapia oferece-nos aliados para enfrentar estes excessos alimentares.