FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Confiança dos consumidores com maior recuo mensal desde 2012

No mês em que a pandemia da Covid-19 teve início em Portugal, o país registou uma “forte redução da atividade económica”. Desde o período da troika que o índice de confiança dos consumidores não registava um recuo tão grande.

Supermercado

Portugal registou uma “forte redução da atividade económica em março”, concluiu o Instituto Nacional de Estatística (INE) com os dados já disponíveis para o mês anterior, demonstrando assim o início do forte impacto que a pandemia da Covid-19 deverá ter na economia nacional.

O indicador de confiança dos consumidores registou uma “redução significativa face ao mês anterior, a maior desde setembro de 2012 e atingindo o valor mínimo desde fevereiro de 2016. Todos os indicadores de confiança das empresas diminuíram em março, assinalando-se em particular as fortes reduções no comércio e nos serviços”, segundo o destaque do INE hoje publicado.

Tal como em Portugal, também nos países da zona euro “os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico diminuíram de forma expressiva” durante o mês de março “refletindo a forte deterioração das expectativas provocada pelos efeitos da pandemia Covid-19”, segundo o INE.

O Instituto aponta que em Portugal o “montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco apresentou uma diminuição significativa em março (-17,0%), após ter aumentado 10,1% no mês anterior”.

Já as vendas de veículos automóveis “diminuíram fortemente em março, observando-se taxas de -57,5% nos automóveis ligeiros de passageiros, -51,2% nos comerciais ligeiros e -46,9% nos veículos pesados”.

O INE sublinha que “embora a informação deste destaque traduza em certa medida o impacto da pandemia Covid-19, é de esperar que as tendências aqui analisadas se alterem substancialmente nas próximas divulgações”.

FONTE: Jornal Económico