FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conferência Internacional reúne profissionais do setor agroalimentar

“A Dieta Mediterrânica envolve um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições. Assim, como podemos inovar na Alimentação Tradicional Mediterrânica, introduzindo novos produtos, processos e ainda manter o nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade?”

Foi sobre este mote, lançado por Lilian Barros do CIMO-IPB – Centro de Investigação da Montanha do Instituto Politécnico de Bragança que decorreu a Conferência Internacional “Innovation in Mediterranean Traditional Foods: novel products and processes”, nos dias 13 e 14 de outubro, em Bragança.

Promovida pelo MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e pelo CIMO-IPB, esta conferência reuniu investigadores, empresas do setor agroalimentar e consumidores e contou com mais de 50 participantes, oriundos de 7 países da região do mediterrâneo, tais como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Israel.

O evento proporcionou a discussão e partilha de conhecimento e experiências entre vários atores do setor, em particular nas fileiras: farinhas e massas, análogos de laticínios, refeições prontas a comer / prontas a cozinhar, à base de leguminosas e frutos secos.

O congresso, contou ainda com três sessões plenárias que abordaram a investigação realizada nas fileiras em discussão, seis palestras que apresentaram resultados de inovação em novos produtos e processos, nove comunicações orais onde foi possível partilhar experiências e conhecimento entre o setor empresarial e a comunidade científica e ainda vinte e quatro comunicações em poster.

A sessão de encerramento da Conferência Internacional contou com a presença e participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Luís Pais e do Membro da Comissão Organizadora e Científica da Conferência, Alexandre Gonçalves.

O encerramento do evento ficou marcado pelo momento de networking, onde se puderam degustar produtos de base vegetal, bem como protótipos desenvolvidos no âmbito do Projeto Europeu “LocalNutLeg - Developing innovative plant-based added-value food products through the promotion of LOCAL Mediterranean NUT and LEGUME crops”.  Este foi o projeto que impulsionou a organização desta conferência, que conta com parceiros de 8 países e visa desenvolver produtos alimentares ligados à cultura gastronómica mediterrânica que providenciem o máximo de nutrientes e compostos bioativos e simultaneamente promover a dieta mediterrânica.

O MORE CoLAB em colaboração com o CIMO - IPB e a SORTEGEL, parceiros do projeto, encontram-se a desenvolver dois novos produtos à base de castanha como alternativa ao seu consumo em fresco, proporcionando a sua integração em novos mercados e a valorização no que se refere à sazonalidade.

O projeto conta com um investimento total superior a 2 milhões de euros e é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.