FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

"Comunicação e Inovação na Gastronomia" é o novo curso no ISA

O curso “Comunicação e Inovação na Gastronomia” é uma nova formação do Instituto Superior de Agronomia para profissionais ligados ao setor que buscam atualizar-se e adquirir novas competências de comunicação na área da Gastronomia. Este curso, estruturado em módulos online, oferece um conhecimento abrangente, desde a criação de conteúdo digital à escrita gastronómica, bem como tendências alimentares, como o uso de algas, desenvolvimento de novos produtos e estudos em ciências gastronómicas, incluindo alimentos fermentados e gastronomia molecular. 

O curso teve início no dia 9 de outubro, sendo composto por 10 módulos principais e um extra. Cada um tem duração de 8 horas e um investimento de 120 euros por módulo. As aulas serão ministradas mensalmente entre outubro de 2023 e julho de 2024 e as inscrições podem ser feitas através do site.

Este programa online pretende alcançar não apenas Portugal, mas também outros países de língua portuguesa. Será uma oportunidade de interagir com formadores conceituados tanto no mercado ibérico, quanto no brasileiro, sem a necessidade de deslocação para frequentar uma instituição de renome com mais de 100 anos, como o ISA.

Este curso proporciona aos profissionais a oportunidade de aprimorar competências e adquirir conhecimentos científicos cruciais para projetos gastronómicos inovadores, e inclui um foco na comunicação. Serão abordados desde o marketing digital até a escrita gastronómica, sendo ferramentas essenciais para o desenvolvimento de negócios na gastronomia. O curso inclui também um módulo sobre tendências em cocktails.

A coordenar o curso estão Gabrielle Muniz, gestora de comunicação do estúdio criativo Meleve, e a docente e investigadora do ISA, Catarina Prista, que também ministrarão formação. Com elas, a professora Anabela Raymundo, investigadora e membro do grupo de investigação LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food), partilhará o seu vasto conhecimento, juntamente com Paulo Amado, dinamizador da gastronomia portuguesa e fundador da Edições do Gosto; Artur Gomes, chef e vencedor mundial do Award for Social Responsibility San Pellegrino; Mayla Araújo, co-fundadora e co-desenvolvedora da Plantalicious, uma alternativa vegetal ao ovo; Carla Brites, coach e gestora da agência gastronómica Massa Mãe; e Flavi Andrade, chefe de bar do Rossio Gastro Bar e Melhor Barwoman15 do Lisbon Bar Show.

Este curso faz parte do Open Campus Lifelong Learning, uma iniciativa do ISA que visa criar valor para profissionais e organizações através da transferência de tecnologia e inovação por meio do conhecimento. Para obter mais informações e descobrir outras formações disponíveis, visite www.isa-opencampus.pt.