FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Compras móveis: cada vez mais a norma

As compras móveis tornaram-se a norma em todo o mundo, sendo que 75% dos utilizadores de smartphone e tablet já compraram um produto ou serviço através do seu dispositivo móvel nos últimos seis meses, de acordo com um relatório do Interactive Advertising Bureau.

compras

Entre os compradores móveis, quase um quarto (23%) compra em dispositivos móveis todas as semanas. Compradores móveis na Turquia e China realizam a maior percentagem das suas compras mensais totais no smartphones ou tablets (44% e 42%, respetivamente). Aqueles no Reino Unido, Singapura e Austrália dizem que fazem um terço ou mais das suas compras em dispositivos móveis.

No geral, 57% dos compradores móveis questionados dizem que têm feito compras no dispositivo móvel há mais de um ano. Mais de um quarto (28%) fez a sua primeira compra móvel nos últimos seis meses. Áustria, Peru e Colômbia são importantes novos mercados adotantes, com significativamente mais consumidores a fazer a sua primeira compra no dispositivo móvel no último ano, seguidos pelo México, França, Turquia e Chile.

A experiência de compra móvel, reforçada pela combinação de conveniência, economia de tempo e preço, ganhou notas altas da maioria (80%) dos inquiridos. 62% planeia comprar mais produtos e serviços através do smartphone ou tablet nos próximos seis meses. Compradores móveis no Reino Unido, Brasil, França, Irlanda e Peru expressaram a maior propensão para aumentar as suas atividades comerciais móveis.

66% dos compradores móveis disseram que atuaram com publicidade no dispositivo móvel nos últimos seis meses. Em média, 33% clicaram no anúncio para conhecer mais informações, enquanto 28% fizeram clicaram para visitar o site dos anunciantes, e 21% fizeram clicaram para comprar. Brasil, Canadá, Colômbia, o Reino Unido e os EUA relataram níveis mais elevados de cliques para comprar.

As redes sociais têm um papel importante. 60% dos compradores móveis de todo o mundo dizem que frequentemente descobrem produtos e serviços para comprar nas plataformas sociais. Mais do que um terço (36%) dos compradores móveis usam as redes sociais para partilhar a sua experiência de compra móveis.

Fonte: Grande Consumo