FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Competição Nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal decorre dia 5 de julho

No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no próximo dia 5 de julho, terça-feira, decorre a competição nacional do concurso organizado pela PortugalFoods que tem como objetivo distinguir projetos alimentares eco-inovadores desenvolvidos por estudantes universitários. São oito os finalistas e o vencedor irá representar Portugal no ECOTROPHELIA Europe, na SIAL Paris, no próximo mês de outubro. O Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022 conta, mais uma vez, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e desafia estudantes, professores, investigadores e profissionais da indústria a refletirem e criarem os produtos do futuro, mais inovadores e sustentáveis, e que vão ao encontro das tendências de consumo.

Na competição nacional, as equipas terão de apresentar os seus projetos ao painel de júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, que inclui degustação dos produtos eco-inovadores a concurso. Realizar-se-á, depois, a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares) da 6.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

PROGRAMA:

08h30 – 09h00 | Check-in das equipas

09h00 – 09h30 | Check-in Júri e Visita aos stands das equipas

09h30 – 17H00 | Sessões de avaliação dos projetos

17h00 – 18h00| Cerimónia de Entrega de Prémios

O júri que terá a tarefa de avaliar os projetos e de determinar o pódio de vencedores é composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar, nomeadamente: Paula Bico (Direção-Geral da Alimentação e Veterinária), Miguel Antunes (Agência Nacional de Inovação), Lorenzo Pastrana (INL - International Nanotechnology Laboratory), Helena Real (Associação Portuguesa de Nutrição), Ildefonso Martins (Aveleda), Cláudia Lopes (Bel), Fátima Carvalho (Primor), Vergílio Folhadela (RAR Holding), Ana Machado Silva (SONAE), Joana Queirós (Super Bock Group), Rui Costa Lima (Sensetest), Carlos Coelho (Ivity Brand Corp), Vasco Sousa (Aliados), Rui Sousa (MarketAccess), Cláudia Figueira (Diverge), Alexandra Prado Coelho (Público) e Renato Cunha (chef restaurante Ferrugem).

Promovido e organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal decorre com o apoio de várias entidades do setor agroalimentar. Esta iniciativa pretende, além do reconhecimento do mérito, da inovação e do espírito de empreendedorismo dos estudantes universitários, promover a aproximação do Sistema Tecnológico e Científico ao setor Agroalimentar, fomentando o estreitamento de relações, e a criação de parcerias e de valor.

O Prémio ECOTROPHELIA Portugal insere-se na competição europeia que, anualmente, reúne as equipas vencedoras de mais de uma dezena de países para escolher o projeto vencedor.