FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Compal e Um Bongo adotam nova embalagem de 200ml da Tetra Pak

SUMOL+COMPAL anuncia que escolheu um novo formato de embalagem, da Tetra Pak, para os sumos e néctares da Compal e Um Bongo no formato de 200mL - a Tetra Brik® Aseptic Base Crystal, que passará, assim, a ser a embalagem de eleição da SUMOL+COMPAL para as bebidas de 200mL de ambas as marcas.

Esta mudança surge com o propósito de a SUMOL+COMPAL adotar uma embalagem, de formato individual, com maior percentagem de renovabilidade, e mais ergonómica, na comercialização dos seus sumos e néctares. Esta novidade representa, também, a chegada de mais um formato de embalagem da Tetra Pak ao mercado nacional.

A SUMOL+COMPAL está empenhada em reduzir a sua pegada ambiental e contribuir para uma economia mais circular. E, estas preocupações são tidas em conta, pela Tetra Pak, na nova embalagem adotada, uma vez que esta possui um alto nível de renovabilidade (84%) e funcionalidade, devido ao furo da palhinha deste formato ficar no meio da embalagem – o que a torna mais ergonómica e prática.

A par da sua ergonomia e alto nível de renovabilidade, a nova embalagem de 200mL dos sumos e néctares da Compal e Um Bongo possui ainda caraterísticas que reforçam a sua relevância e sustentabilidade. Um exemplo prático é que o cartão, o principal constituinte da embalagem, é proveniente de florestas com certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) e de outras fontes controladas. A par disso, outro dos grandes destaques da embalagem é o facto de os polímeros derivados da cana-de-açúcar utilizados na sua constituição deterem certificação Bonsucro (a Bonsucro apoia a produção sustentável da cana-de-açúcar). E, por fim, a nova embalagem conta, também, com a certificação da Carbon Trust, que certifica a pegada de carbono da embalagem e os esforços que estão a ser levados a cabo, pela Tetra Pak, para a redução das suas emissões de carbono.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, afirma: “Estamos orgulhosos por continuar a fazer parte da história da SUMOL+COMPAL e poder apoiar a empresa em pequenas mudanças que contribuem para a descarbonização do setor, sendo, também, esse um dos objetivos da Tetra Pak, que trabalha diariamente em projetos e inovações que irão permitir criar a embalagem de cartão para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo.”

Maria Sousa Martins, Gestora de Sustentabilidade da SUMOL+COMPAL afirma que: “Orgulhamo-nos de ter um parceiro tão comprometido em melhorar o perfil ambiental das suas embalagens, nomeadamente através da aposta em materiais renováveis, em alternativa aos de origem fóssil. Isto traduz-se não apenas na grande percentagem de cartão utilizado, mas também no aumento gradual de incorporação de plástico de origem vegetal, naturalmente renovável. Além disso, a preocupação com a certificação destes materiais na sua origem é fundamental para nós, pois renovável não é, per si, sinónimo de sustentável.”

Outra alteração importante no portfólio de embalagens da Sumol+Compal foi a recente introdução das tampas unidas à embalagem, também estas produzidas com polímeros derivados da cana-de-açúcar, nos seus formatos de 1000 ml e 330 ml, aumentando o conteúdo renovável da embalagem e reduzindo o seu impacto ambiental. Mantendo-se unidas à embalagem, facilitam o processo de reciclagem, evitando que acabem dispersas no meio ambiente.

A relação entre a Tetra Pak e a Compal remonta aos anos 80, quando foi instalada a primeira linha de enchimento e implementadas as primeiras embalagens de cartão nos produtos da marca.

Atualmente, e com esta alteração, a Tetra Pak fornece as embalagens de 1L da Compal e Um Bongo, através da embalagem Tetra Stelo® Aseptic, e as do formato de 200mL, com a Tetra Brik® Aseptic Base Crystal. No caso da Compal, ainda existe o formato de 330mL, comercializado pela marca através da embalagem Tetra Prisma® Aseptic Square.