FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como será a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo?

A Tetra Pak, empresa de referência mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, está a trabalhar para introduzir no mercado a embalagem para produtos alimentares mais sustentável do mundo: uma embalagem de cartão, fabricada exclusivamente a partir de materiais renováveis ou reciclados, obtidos de forma responsável, que seja totalmente reciclável e neutra em emissões de carbono. Tudo isto sem descurar a necessidade de continuar a garantir que a embalagem é prática e segura, que contribui para a redução do desperdício alimentar, bem como que qualquer pessoa possa ter acesso a alimentos de qualidade.

Tetra Pak

Atualmente, as embalagens para alimentos têm uma função importantíssima na alimentação do mundo inteiro, ao garantirem a segurança dos alimentos embalados e a preservação das respetivas propriedades nutritivas. Mas isto pode representar um problema para o nosso planeta. A produção de embalagens gera emissões de gases com efeito de estufa e está a esgotar os recursos fósseis. Além disso, as embalagens que não são recicladas acabam em aterros, ou até mesmo na natureza. A reciclagem faz parte da solução, contudo, a população não pode continuar a depender unicamente da reciclagem.

Neste caminho rumo à criação da embalagem mais sustentável para alimentos e bebidas, a Tetra Pak enfrenta diferentes desafios, como de seguida se indicam:

  • Substituir os materiais com origem em fontes finitas, como o plástico de origem fóssil ou o alumínio, por materiais renováveis, provenientes de fontes responsáveis, de origem vegetal, como o papel ou o plástico de origem vegetal. Uma mudança que ajuda a reduzir as emissões de carbono e a proteger a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
    Atualmente, todas as embalagens de cartão da Tetra Pak têm certificação FSC® (Forest Stewardship Council®). Além disso, a Tetra Pak foi a primeira empresa de embalagens a utilizar polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar, com certificação Bonsucro. Estas duas certificações confirmam que se trata de materiais oriundos de fontes geridas de forma responsável, que contribuem, com responsabilidade, para a proteção da biodiversidade e que apoiam as comunidades locais.
  • Utilizar material reciclado certificado nas embalagens, sempre que seja compatível com a segurança alimentar. Isto reduz a dependência dos recursos fósseis que, além de serem finitos, têm uma elevada pegada de carbono. Em simultâneo, a utilização de materiais reciclados contribui para a economia circular e para aumentar as taxas de reciclagem, tornando o processo mais sustentável do ponto de vista económico.
    A empresa comprometeu-se a incluir, a partir deste momento e até 2025, no mínimo, 10% de polímeros reciclados nas suas embalagens comercializadas na Europa, e já deu início à realização de testes em plásticos reciclados que obtiveram a certificação RSB.
  • Alcançar a produção e distribuição das embalagens neutras em carbono, para reduzir o impacto no clima. Para tal, as embalagens devem ser fabricadas com materiais e energia provenientes de fontes renováveis, além de que a distribuição deve ser eficiente, de forma a ajudar a reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa. Neste sentido, a Tetra Pak comprometeu-se a reduzir para zero as emissões líquidas de gases de efeito de estufa nas suas próprias operações e a utilizar 100% de eletricidade renovável em 2030. Estas duas medidas visam alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor em 2050.
  • Conceber embalagens seguras e funcionais que garantam que o desperdício alimentar é reduzido e que os alimentos cheguem a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, sem perder o seu valor nutricional. Prevê-se que a população mundial alcançará os 9,1 mil milhões de pessoas em 2050, o que representa um aumento de um terço em relação ao valor atual, pelo que haverá também um aumento das necessidades relativas à alimentação. Neste contexto, a embalagem tem um papel fundamental quando se trata de manter os alimentos seguros, protegidos, nutritivos e disponíveis para este número crescente de pessoas. A Tetra Pak desenvolve continuamente embalagens para alimentos que garantem a segurança e ajudam a reduzir o desperdício alimentar. Além disso, disponibiliza tecnologias avançadas de processamento e embalagem de alimentos, com formas e tamanhos adaptados às necessidades atuais, que ajudam a reduzir o desperdício e, consequentemente, o impacto no meio ambiente que resulta do desperdício alimentar. 
  • Assegurar que todas as embalagens são completamente recicláveis, apoiando um sistema de reciclagem integrado que mantenha os materiais em utilização. Para isso, a Tetra Pak compromete-se a melhorar a capacidade de reciclagem da própria embalagem e a apoiar o desenvolvimento de sistemas integrados de recolha, classificação e reciclagem dos resíduos. Em Portugal, de acordo com o Radar da Reciclagem da Sociedade Ponto Verde1 , cerca de 9 em cada 10 portugueses fazem a reciclagem de embalagens e consideram que este é o comportamento que mais permite contribuir para a proteção do ambiente. A Tetra Pak está a trabalhar, neste âmbito, num plano específico de ações em Portugal que visam contribuir para o aumento das taxas de reciclagem. A Tetra Pak encontra-se, de igual forma, a desenvolver e a implementar inovações nas soluções que apresenta, como é o caso das palhinhas de papel e das tampas integradas nas embalagens, fabricadas com polímeros vegetais e que permitem uma melhor reciclagem, uma vez que, ao estarem unidas às embalagens, é reduzido o risco de dispersão durante o processo de recolha e reciclagem. 

Tetra Pak

Ramiro Ortiz, Diretor-Geral da Tetra Pak Iberia afirma que «a crise global, social e ambiental exige uma mudança urgente nos compromissos da indústria e da sociedade. Na Tetra Pak, estamos a traçar o percurso rumo à embalagem mais sustentável adequada para uso alimentar. Mas não estamos sozinhos neste caminho. Com o apoio dos nossos clientes, colaboradores e sócios, podemos marcar a diferença».