FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comité Científico Consultivo da Mercadona apresenta as prioridades na Segurança Alimentar

O Comité Científico Consultivo da Mercadona existe há 16 anos para garantir a segurança alimentar nos produtos da empresa de supermercados. Seis investigadores de renome no campo da nutrição, biotecnologia, saúde de plantas e animais, microbiologia, toxicologia e cosméticos prestam consultoria externa, científica e independente.

Mercadona

No âmbito do modelo de gestão que procura a qualidade total, a Mercadona, cadeia de supermercados que chegou este ano a Portugal, quer avançar em áreas como redução de plásticos, gestão de resíduos ou produtos saudáveis. Os cosméticos têm também a máxima atenção.

Da vigilância dos produtos cosméticos à escolha de carnes, peixe, frutas e legumes, o Comité Científico Consultivo da Mercadona tem colaborado com todas as secções para garantir a segurança alimentar, a "regra de ouro" que é base na qualidade dos produtos da Mercadona. 

O Pronto a Comer, uma das mais recentes inovações que a empresa de supermercados trouxe para Portugal, é exemplo do processo onde estes investigadores têm um papel determinante.

Num encontro com jornalistas, em Madrid, o microbiólogo Andrés Otero explicou que em todos os processos da Mercadona é assegurada a “saúde microbiológica dos produtos”, o que no caso do Pronto a Comer significou a vigilância tanto de produtos como de processos: como se transportam os alimentos, que instalações os vão receber e cozinhar, que práticas devem seguir os trabalhadores na confeção dos produtos. Depois desta análise, foi desenhado um sistema para que cada etapa seja cumprida todos os dias e o modelo esteja preparado para resolver qualquer problema pontual. 

Prevenção é a palavra de ordem

O objetivo principal da Mercadona é antecipar problemas. A consultoria externa independente, científica, transparente e reconhecida a nível internacional fornece à empresa um suporte técnico inestimável para garantir a qualidade e a segurança alimentar dos seus produtos. Adicionalmente, o contato com estes especialistas motiva as equipas a serem proativas nas mudanças e seguir em frente.

A fraude devido a misturas impróprias de componentes é outra das prioridades da investigação destes especialistas, que apostam na análise dos componentes e amostras de um produto de origem vegetal e animal.

O esforço da Mercadona na garantia da segurança alimentar tem crescido. Com a recente aposta em parceiros especialistas em produto, o leque de fornecedores a analisar aumentou consideravelmente. O foco está na rastreabilidade, ou seja, todo o processo desde a origem do produto até chegar à mesa dos Chefes.

Num contexto de consumidores cada vez mais exigentes e de novas tendências nutricionais, os investigadores debatem e orientam a Mercadona sobre temas como os superalimentos. Por outro lado, a segurança alimentar e a qualidade dos produtos também passam pela etiquetagem: o Comité Científico Consultivo tem colaborado com o Departamento de Prescrição da Mercadona para garantir que o Chefe acede a informação clara e visível. 

Na área de cosméticos, onde os especialistas incluem champôs e gel de banho, a toxicóloga María Pilar Vinardell destaca a aposta da Mercadona na formação dos colaboradores desta seção e “na redução de microplásticos e a eliminação de parabenos na formulação dos seus produtos de perfumaria".

O Comité Científico Consultivo da Mercadona reúne de seis em seis meses, mantendo encontros frequentes com o departamento de Qualidade da empresa. 

Mercadona em Portugal

Em Portugal, a Mercadona conta já com 6 lojas em atividade, todas na zona Norte do país, (Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar e Barcelos). Até ao final de 2019, a companhia espanhola irá realizar a abertura de mais quatro lojas: em Ovar, a 21 de novembro; em São João da Madeira, a 28 de novembro; em Mafamude - Vila Nova de Gaia, a 3 dezembro; e Braga, a 12 de dezembro. 

Os planos para 2020 passam por abrir mais dez unidades, cujas localizações exatas não foram ainda reveladas.