FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comissão Europeia autoriza consumo de milho GE

No dia 29 de junho, a Comissão Europeia autorizou para consumo humano e animal o milho geneticamente modificado DP4114 x MON 810 x MIR604 x NK603. A autorização não inclui o cultivo.

A aprovação do milho geneticamente modificado DP4114 x MON 810 x MIR604 x NK603para utilização na alimentação humana e animal surgiu depois dos países membros da União Europeia não terem conseguido chegar a um consenso sobre uma posição a favor ou contra.

O cultivo deste milho transgénico ainda não está autorizado na União Europeia, mas, com esta aprovação, a sua comercialização passa a ser permitida durante os próximos dez anos. De salientar que quaisquer produtos obtidos a partir deste milho estarão sujeitos a regras estritas da UE sobre rotulagem e rastreabilidade.

O milho GM DP4114 x MON 810 x MIR604 x NK603 foi submetido a um complexo processo de testes de segurança para a saúde humana, saúde animal e ambiente, e recebeu uma avaliação favorável da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), que concluiu que este organismo GM é tão seguro quanto os seus homólogos convencionais.

Fonte: CIB