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Revista TecnoAlimentar

Comércio eletrónico alimentar vai acelerar crescimento

O comércio eletrónico só representa, atualmente, quatro cêntimos de cada euro gasto em produtos de grande consumo em todo o mundo.

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Mas este valor vai aumentar, em detrimento dos gastos direcionados para os super e hipermercados.

Estes são dados da Kantar Wordpanel, que no seu estudo “New Omnichannel: Finding growth in reinvented retail” indica que, em 2017, o e-commerce alimentar cresceu 15% em todo o mundo, tendo uma quota de mercado ligeiramente acima dos 7%.

«Os compradores estão a mudar dos ‘bricks’ para os cliques e o e-commerce está a crescer em todos os mercados e em todas as categorias», diz a consultora.

China, Japão e Estados Unidos da América somam 70% dos gastos online em produtos de grande consumo. São os três mercados onde o e-commerce alimentar é mais representativo, seguidos do Reino Unido (12%), França (8%) e Coreia do Sul (8%).

É na Ásia, sobretudo no este e sudeste do continente, que o e-commerce alimentar está a crescer mais rapidamente. Em 2017, aumentou 29%, somando vendas superiores a 14 mil milhões de euros.

Este crescimento vai acelerar ainda mais, pois a evolução na Índia e Indonésia será particularmente notável.

A Europa de Leste e a América Latina continuam a ser mercados mais pequenos a nível online para o grande consumo. Polónia (0,9%) e Argentina (0,6%) são os únicos países com alguma representação nos gastos mundiais.

Fonte: Grande Consumo