FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comércio agroalimentar da UE aumentou 14% em abril

O valor total do comércio agroalimentar da União Europeia (UE) atingiu 31,4 mil milhões de euros em abril de 2022, um aumento de 14% em relação a abril de 2021, de acordo com os últimos números divulgados pela Comissão Europeia (CE), revelando que as exportações agrícolas da UE caíram 5,4%, principalmente devido à diminuição das exportações para a Rússia (-26%) e para a China (-11%).

Por seu lado, as importações atingiram um valor de 13,5 mil milhões de euros (menos 1,2% do que em março), resultando numa balança comercial agroalimentar de 4,4 mil milhões de euros para abril de 2022. Isto representa uma queda mensal de 16%.

Globalmente, os fluxos comerciais de janeiro a abril de 2022 são significativamente superiores ao período correspondente do ano passado, com as exportações a aumentarem 10% e as importações a aumentarem 28% devido a um preço global mais elevado.

O relatório foca também o impacto da invasão russa da Ucrânia sobre o agro-negócio em abril de 2022. Como resultado, as importações de milho da Ucrânia caíram drasticamente em março e abril (-35% ano a ano), tal como as da Sérvia (-77%). As importações de milho dos Estados Unidos, Canadá, Moldávia e Brasil compensaram parcialmente esta perturbação da cadeia de abastecimento.

Continue a ler aqui.

Fonte: Grande Consumo