CNEMA recebe concursos nacionais de carnes, sal e condimentos

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, recebe a 7 de fevereiro o 8º Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas e o 6º Concurso Nacional de Sal e Condimentos Tradicionais Portugueses.

carnes

Estas iniciativas, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, têm como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.

A inscrição dos interessados é feita por via electrónica através de uma plataforma criada para o efeito.

O 8º Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas está aberto a todos os produtores de carnes de aves, de bovino, de caprino, de ovino e de suíno cujos nomes estejam reconhecidos como IG/IGP ou como DO/DOP ou que se encontrem em processo de qualificação orientado pela Qualifica/oriGIn Portugal e o Regulamento pode ser consultado no site do CNEMA aqui.

A inscrição deverá ser feita até 1 de fevereiro e pode ser efetuada aqui.

O 6º Concurso Nacional de Sal e Condimentos Tradicionais Portugueses está aberto a todos os produtores de Sal, de Condimentos e Azeites Aromatizados Tradicionais Portugueses que beneficiem de Denominações de Origem ou de Indicações Geográficas ou do uso da marca coletiva de associação ÉQUALIFICADO ou, ainda, dos que demonstrem cumprir os requisitos constantes do Documento CQ 01 - CRITÉRIOS PARA QUALIFICAÇÃO DE PRODUTOS TRADICIONAIS, aprovado pela QUALIFICA/ORIGIN PORTUGAL.

O Regulamento pode ser consultado aqui ou aqui

A inscrição deverá ser feita até 1 de fevereiro e pode ser efetuada aqui