FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Clever Leaves duplica capacidade de produção em Odemira

O INFARMED atribuiu certificação que permite à Clever Leaves expandir a área de produção de canábis para fins medicinais, reforçar a área de investigação científica e aumentar as unidades de exportação.

A Clever Leaves Holdings Inc., operador multinacional líder e produtor licenciado de canabinóides de qualidade farmacêutica, obteve aprovação para a expansão das suas instalações em Portugal, concedida pela autoridade reguladora portuguesa, o INFARMED, I.P.. 

 Com esta aprovação, a propriedade da Clever Leaves existente na região de São Teotónio, em Odemira, mais do que duplica a sua capacidade de cultivo: passa dos cerca de 10.000 metros quadrados já antes licenciados pelo INFARMED, I.P para perto de 24.000 metros quadrados – incluindo uma instalação dedicada e concebida especificamente para fins de Pesquisa Aplicada.  

 Em simultâneo, o INFARMED  I.P. renovou a licença da Clever Leaves para cultivar, importar e exportar produto de qualidade farmacêutica, uma decisão essencial para que a Clever Leaves Portugal continue os seus esforços de continuada expansão e o desenvolvimento da investigação realizada por este operador do mercado de canábis medicinal.  

 A aprovação da expansão das instalações permitirá, não apenas elevar a produção comercial para um padrão de qualidade ainda mais elevado, como também reforçar o foco na atenção dada à testagem e estabilização de novas variedades da planta da canábis e no desenvolvimento contínuo de novos produtos, através de várias técnicas e processos de Investigação Aplicada.  

 Até agora, a Clever Leaves tem expedido produto das suas instalações portuguesas para o Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Israel, países com requisitos distintos no que respeita às especificações que devem ser cumpridas para permitir a entrada deste tipo de produtos em cada país. O espaço adicional em estufa agora aprovado pelo INFARMED, I.P. permitirá uma maior adaptação dos esforços de cultivo à regulamentação específica de cada país, o que resultará no aumento da capacidade de exportação e na maior diversificação dos países para os quais as exportações são feitas.  

 «As nossas operações portuguesas no ano passado já permitiram estabelecer um patamar histórico no comércio global de canábis", diz Kyle Detwiler, CEO da Clever Leaves. "Com esta nova aprovação concedida para a expansão das nossas operações, estamos otimistas em relação ao que conseguiremos alcançar no mercado internacional em 2022». 

 Entre os fatores específicos que irão promover condições ainda mais favoráveis para a produção de canabis para uso medicinal nas novas instalações, a empresa identifica, por exemplo, um melhor controlo da temperatura, medidas de gestão da humidade e melhores condições de iluminação. A produção nas novas instalações de cultivo foi já iniciada, esperando-se que os primeiros produtos estejam prontos para o mercado no segundo ou terceiros trimestres de 2022.

Paralelamente, a construção segue a bom ritmo no projecto de expansão que a Clever Leaves está a levar a cabo para aumento das suas capacidades de processamento pós-colheita em Portugal, o qual se espera esteja completamente operacional no final de 2022.