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Revista TecnoAlimentar

CIP: Estudo antevê quebra de vendas

Um inquérito, promovido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE, conclui que cerca de 51% das empresas antevê uma quebra de vendas no primeiro trimestre do ano e 54% indica que as encomendas em carteira estavam, no início deste mês, abaixo do registado no ano passado, com uma quebra média na ordem dos 40%.

CIP quebra de vendas

As conclusões foram apresentadas numa conferência online, que decorreu a 18 de janeiro, e o documento completo está disponível aqui.

Apesar da expectativa de agravamento da tendência da quebra de vendas, 82% das empresas sinalizam que querem manter ou, mesmo, reforçar os seus quadros de recursos humanos. No entanto, este indicador degradou-se desde o último inquérito, no final do ano. No que diz respeito ao investimento, 40% das empresas pensam ter de vir a diminuir investimento em 2021, face a 2019.

Segundo dados do inquérito, no início de janeiro, mesmo antes de serem anunciadas as novas medidas, o número de empresas parcialmente encerradas aumentou, sendo que mais de metade (57%) registou uma redução de atividade em dezembro de 2020, face ao período homólogo. O impacto da quebra de vendas e prestação de serviços, no último mês do ano, foi sentido sobretudo as pequenas e as microempresas.

Segundo o inquérito, 40% das vendas estão a ser feitas a novos clientes e que estes novos clientes representaram já 16,5% das vendas.

Este inquérito integra a segunda fase do Projeto Sinais Vitais, desenvolvido com o objetivo de recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de Covid-19.

FONTE: FIPA