FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cerealis lança campanha de sensibilização e distribui 320 mil sacos de pão com mensagem de alerta

É já no próximo domingo, dia 16 de outubro, que a Cerealis vai lançar uma campanha de sensibilização que enaltece as vantagens do consumo deste alimento. Para isso, irá distribuir 320 mil sacos de pão pelos seus clientes, parceiros e colaboradores, com uma mensagem em tom de alerta e onde são destacadas 3 boas razões para este ser incluído numa alimentação saudável. 

O pão é um dos alimentos com maior presença no quotidiano dos portugueses, sendo parte integrante da dieta mediterrânica e da cultura portuguesa. Os nutricionistas classificam-no como essencial para uma alimentação saudável e equilibrada, pois confere diversos benefícios.

Mário Silva, presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), mostra-se preocupado com os atuais hábitos de consumo dos mais novos, pois “segundo estudos recentes, em Portugal, cerca de metade dos alunos do 1º ciclo não têm o hábito de comer pão de manhã, em vez disso, ingerem outros alimentos com excesso de açúcar, sal ou gordura”. O responsável salienta que “comer pão ao pequeno-almoço é um hábito saudável que deve ser recuperado pelas famílias portuguesas e que ajuda a prevenir a obesidade infantil que continua a ser a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica".  

De acordo com Helena Real, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), “o pão é um alimento que faz parte das tradições gastronómicas dos portugueses. Deve assim ser promovido o seu consumo diário, podendo ser integrado em diversas refeições ao longo do dia. Destaca-se a sua versatilidade e o facto de ser um alimento económico. Além disso, será de realçar o seu interesse nutricional, nomeadamente pela riqueza em fibra, sobretudo nos pães feitos com farinhas integrais”. A nutricionista destaca ainda a importância de conjugar o pão com recheios equilibrados como, por exemplo, os frutos oleaginosos, queijo, fruta e hortícolas.  

A juntar às características de “um dos alimentos mais antigos da humanidade”, Rosa Vilares, Membro da Direção da Delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), refere que o pão combate a presença de homocisteína, responsável pelo desenvolvimento de alguns fatores de risco das doenças cardiovasculares e melhora a função intestinal, devido às fibras que fornece.  

O pão é também fonte de vitaminas do complexo B e de minerais, como o fósforo ou o magnésio e, apesar de existir o mito de que este deve ser retirado da alimentação quando o objetivo é a perda de peso, a nutricionista da Cerealis, Maria Inês Fortes, refere que “não existem estudos científicos que defendam a exclusão do mesmo. Pelo contrário, em comparação com os seus substitutos, é uma alternativa nutricionalmente mais equilibrada, a um menor custo. Consumido em quantidades adequadas, enquadra-se perfeitamente numa dieta saudável, podendo mesmo ser um aliado no controlo do peso corporal.” Reforça também o facto de que o problema está naquilo que se escolhe como acompanhamento do pão e não no alimento em si.