FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Católica lidera projeto Deep Tech que vai converter desperdício alimentar em oportunidades de negócio

Acelerar a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech e na valorização de subprodutos agroalimentares, é o grande objetivo do novo projeto DIP4Agri, liderado pelo Centro de Biotecnologia e Quimica Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior, este projeto irá integrar conhecimento nas áreas das chamadas Deep Techs (onde se incluem as áreas da biotecnologia, tecnologias limpas, robótica, Inteligência Artificial e machine learning), inovação e empreendedorismo com o grande objetivo de poder converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio. Em paralelo, o projeto irá ainda promover uma transformação sistemática para uma mudança efetiva e duradoura junto das instituições de ensino superior onde serão aproveitadas estruturas e procedimentos já existentes de forma a alcançar melhorias impactantes no ecossistema regional de inovação. “O DIP4Agri permitirá acelerar a criação de valor na universidade, promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares”, salienta Manuela Pintado, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) e coordenadora do projeto.

O DIP4Agri integra um programa de educação com base de deep tech e conteúdo personalizado que irá fornecer mentoria para o desenvolvimento de soluções para problemas da indústria, de ONGs, de municípios e investidores, visando enfrentar desafios em subprodutos e desperdícios agroalimentares, explorar a transferência de conhecimento e fomentar o networking. A longo prazo, o objetivo do projeto será expandir este programa para que se possa tornar numa referência a nível europeu de apoio a start-ups de base cientifica e tecnológica na área agroalimentar. Neste sentido, o projeto irá iniciar a 15 de setembro um programa de formação de 60 horas para apoiar e fomentar empreendedorismo em áreas de Deep Tech, intitulado Deep Tech for Innovators.

Este projeto faz parte de um consórcio que envolve também a Aahrus University da Dinamarca; Wageningen University & Research da Holanda; as portuguesas Food4Sustainability; Planicie Verde Sociedade Agricola Lda e BGI - Building Global Innovators; Cortijo Guadiana S (Espanha); Vereniging FME (Holanda) e ainda Food & Bio Cluster Denmark (Dinamarca).

O projeto DIP4Agri irá decorrer até dezembro de 2023 e é financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior, cujo objetivo é o de aumentar a capacidade empreendedora e de inovação do IES em toda a Europa através da integração de deep techs.

Para mais informações, consulte aqui.