FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Católica apoia ideias inovadoras no setor agroalimentar

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto aguarda pela submissão de projetos até 24 de fevereiro e irá premiar nas categorias “+ Inovação” e “+ Potencial”.

agroalimentar

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto procura ideias inovadoras no setor agroalimentar.

Todos aqueles que possuam projetos baseados em conhecimento ou tecnologia no campo científico, com aplicação na área agroalimentar e com potencial competitivo nos mercados globais podem submeter as suas ideias no concurso BIOTECH-agrifood.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 24 de fevereiro e podem ser efetuadas aqui

Alimentos saudáveis, subprodutos agroindustriais, tecnologias e produtos emergentes e embalagens inteligentes e customizáveis são apenas algumas das áreas temáticas das ideias que poderão candidatar-se ao concurso de empreendedorismo.

O projeto tem como principal objetivo a promoção da inovação na área agroalimentar, através da implementação de um programa de pré-aceleração de ideias de negócio, capaz de elevar o nível preparação dos empreendedores e de potenciar o conhecimento na relação com o mercado, com os investidores e com as empresas.

O programa de pré-aceleração permitirá, ainda, refinar e validar as ideias selecionadas, através de um conjunto de sessões presenciais ao longo de três meses, o que permitirá a construção de verdadeiros projetos de negócio.

A este nível, refira-se que as equipas terão a oportunidade de participar em cinco workshops de capacitação, em sessões de coaching e em bootcamps, sessões presenciais de trabalho prático em grupo e com apoio técnico.

Dois prémios de 2.000 euros para as duas ideias vencedoras

O concurso – que se destina a licenciados, mestres, doutorados, docentes e investigadores de instituições do Ensino Superior – premeia a criatividade e a inovação das melhores ideias de negócio.

No final do processo de análise, o júri atribuirá dois prémios de 2.000 euros às duas propostas vencedoras, na categoria “+ Potencial” e “+ Inovação”. Além dos dois projetos vencedores, o programa apoiará pelo menos cinco equipas, dependendo da qualidade das propostas.

Refira-se que a participação no concurso pretende facilitar, também, o acesso a contactos-chave e a exposição dos projetos em eventos de networking com empresários, investidores e empreendedores.

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica).

Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Investigação - Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF, que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

A Universidade Católica Portuguesa faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum buscando o objetivo de formar para a confiança e estimular em alunos, docentes, investigadores e funcionários o gosto por aprender e aprofundar conhecimentos, na busca continuada da verdade. Está localizada em Braga, Lisboa, Porto e Viseu contando com cerca de 12.000 alunos. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Direito - Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto.