FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Casquilhos fiáveis, mesmo em ambientes com temperaturas elevadas: o novo material da igus para a indústria alimentar

Os casquilhos deslizantes da igus, fabricados com o novo polímero de elevada performance, iglidur AX500 ajudam a tornar os pontos de apoio isentos de manutenção e resistentes. O tribopolímero iglidur AX500, com dissipação eletrostática, garante aplicações isentas de manutenção em contacto com alimentos.

Nos pontos de apoio, nas indústrias alimentares e de embalagem, as temperaturas e velocidades são frequentemente elevadas. Garantir que os mecanismos funcionem de forma fiável requer soluções de casquilhos deslizantes resistentes, que possam suportar continuamente o atrito e o calor. Outro desafio são as descargas eletrostáticas. O iglidur AX500 dá agora à igus, a especialista em motion plastics, um novo material resistente ao desgaste para aplicações com temperaturas elevadas, que também tem propriedades ESD.

Como é que dez gramas de uma goma de urso acabam exatamente num saco pequeno? Com sistemas de dosagem equipados com mecanismos altamente sensíveis. Tais mecanismos enchem milhares de sacos em pouco tempo. Os tapetes movimentam depois os doces para as caixas. A estas elevadas velocidades, todos os mecanismos de embalagem, e especialmente os casquilhos, são sujeitos a desgaste.

Os casquilhos deslizantes, fabricados com o novo polímero de elevada performance, iglidur AX500 ajudam a tornar os pontos de apoio isentos de manutenção e resistentes. O novo material é eletrostaticamente dissipador, assegurando que os sacos não se colam uns aos outros e que os funcionários não recebem choques elétricos. Em ambientes com muito pó, tais como o processamento de farinha, as faíscas também podem levar a explosões de pó. Estas faíscas podem tomar a forma de pequenos arcos que ocorrem quando as peças da máquina em movimento não têm um desenho eletricamente dissipador.

Casquilhos fiáveis, resistentes ao desgaste, mesmo a altas temperaturas

O iglidur AX500 é também especificado para uma gama de temperaturas elevadas, permitindo a sua utilização em aplicações tais como fornos e limpeza de garrafas. A sua boa resistência química significa que os agentes de limpeza agressivos não tem influência no casquilho. Também não há qualquer problema se o iglidur AX500 entrar em contacto com os alimentos, uma vez que o polímero tribologicamente otimizado, com os seus lubrificantes sólidos incorporados, não necessita de lubrificação adicional. O material está também em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 10/2011. Os casquilhos deslizantes em iglidur AX500 não só são isentos de manutenção, como também custam e pesam menos do que os casquilhos de aço inoxidável.

No banco de ensaios: teste de desgaste

O iglidur AX500 consegue resultados de desgaste muito melhores do que o iglidur A500, também em contacto com alimentos. O desgaste do iglidur A500 e do iglidur AX500 foi testado num teste de rotação em veios de aço inoxidável no laboratório interno de 3800 metros quadrados da igus em Colónia. O novo material atingiu um coeficiente de desgaste que foi até três vezes superior ao do anterior.

Podem ser fornecidas dimensões especiais por injeção dentro de alguns dias

A igus oferece atualmente o novo material em dimensões standard (diâmetros 6-20mm), com ou sem flange. Para dimensões especiais e de rápida necessidade, o serviço FastLine está também disponível. A expansão da produção interna de moldes permite à igus fabricar e fornecer casquilhos em polímeros iglidur, em dimensões especiais e a preços baixos, em poucos dias.