FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Casa dos Lúcio: Produção Alimentar Artesanal

producao-artesanal

A TecnoAlimentar esteve à conversa com Paúlo Lúcio, Fundador e Consultor da Casa dos Lúcio (TecnoAlimentar nº1), uma pequena empresa de produção artesanal de bagas e frutos raros, compotas, licores, marmeladas, geleias e chás. Os produtos que a Casa dos Lúcio trasforma são produzidos internamente, e, segundo o entrevistado, respeitando os métodos de produção biológica.

 

TecnoAlimentar: Há quanto tempo a Casa dos Lúcio está no mercado?

Paulo Lúcio: Esta unidade de negócio, desde junho de 2012. Porém, a empresa já existe desde 1995.

 

TA: Qual o Volume de Negócios?

PL: É difícil de separar do resto da empresa (também tem serviços de consultoria especializada e prestação de serviços), mas como a produção é artesanal, os valores são baixos. Deve rondar os 20.000/ano.

 

 

TA: Sendo uma empresa de produção artesanal, e pegando no exemplo dos licores, quais as principais diferenças no processo produtivo entre um licor caseiro e um industrial?

PL: Não conheço bem o processo do fabrico industrial, mas a diferença que encontro logo à partida é o maior rigor na escolha dos produtos a utilizar. Como todos os produtos por nós utilizados provêm da nossa produção, o resultado final representa ligeiras variações organolépticas de lote para lote.

 

TA: Onde adquire a matéria-prima e a que preço?

PL: Apenas adquirimos o açúcar e algumas frutas tropicais, a preço de mercado.

 

TA: Toda a produção própria é canalizada para a transformação?

PL: Na sua maioria sim, embora uma parte seja para vender fresco.

 

TA: A certificação alimentar é muito exigente relativamente à produção artesanal? É muito diferente da produção industrial?

PL: Não. As regras a aplicar são exactamente as mesmas no que se refere à higiene e segurança alimentar; o que varia é a utilização dos nossos próprios produtos, o que leva à quase personalização de cada lote de produção.

 

TA: Que vantagens e desvantagens encontra na produção artesanal relativamente à produção industrial?

PL: Em termos de desvantagens, há uma maior segurança nos produtos transformados pela produção industrial; no entanto, a produção artesanal resulta numa maior qualidade do produto, por exemplo: a partir de 7kg de framboesas obtemos cerca de 40 frascos, um número que num contexto industrial seria exponencialmente maior, em resultado da adição de espessantes e outros químicos.

 

TA: Usa algum tipo de equipamento no processo de transformação do produto?

PL: Não, apenas utilizamos algumas técnicas como o método de vácuo alemão.

 

TA: Qual a composição (aproximadamente) dos seus produtos (licores, chás, compotas, etc..)?

PL: Os produtos são compostos por fruta, açúcar, ervas e especiarias; no caso dos licores, usa-se também aguardente vínica.

 

TA: Qual o produto mais vendido?

PL: Licor de framboesa.

 

TA: Como chega ao consumidor, através de venda direta?

PL: A maior parte das vendas são feitas diretamente, mas também se fazem através das lojas do Geopark de Arouca e algumas outras, nomeadamente no Mercado do Bom Sucesso, no Porto.