FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Carta aos órgãos de Soberania, Ministérios e entidades que tutelam a Comunicação Social

Exmos. Senhores,

Os subscritores são responsáveis, e/ou directores, de órgãos de comunicação social (OCS) que se dedicam à promoção e divulgação do que melhor se faz no setor primário em Portugal. Inserem-se no segmento da Imprensa Técnica Especializada, produzem informação, cobrem todo o território nacional e têm centenas de milhares de leitores.

Pretendemos com esta iniciativa apelar às entidades que tutelam os diversos setores relacionados com a área a que nos dedicamos, que olhem para nós como parceiros e nos dêem o valor e reconhecimento que julgamos merecer, por tudo quanto temos feito em prol do seu desenvolvimento, bem como do contributo técnico e científico que temos proporcionado à produção agrícola nacional, que entendemos não ter ainda acontecido.

Gostaríamos de salientar a importância dos OCS que representamos na disponibilização de informação credível e atualizada; na sua relevância a nível sectorial (nacional, regional e local), mas especialmente na importância da agricultura e das atividades ligadas ao território em contexto de crise, mas também enquanto fato de desenvolvimento económico e de sustentabilidade, de coesão do território e de boas práticas agrícolas e ambientais.

Ao longo dos anos temos acompanhado os acontecimentos nos povoamentos mais recônditos do nosso território – do Minho ao Algarve, nos Açores e na Madeira –, desde a agricultura ao desenvolvimento rural; promovemos e divulgamos os nossos produtos endógenos; as feiras e eventos associados, sem esquecer as tradições, os saberes e sabores característicos, muito importantes para um turismo de qualidade e que vem crescendo.

Temos contribuído grandemente e de forma positiva para promover e, com isso, apoiar os setores e áreas a que os “grandes medidas”, durante muito tempo, não deram qualquer relevância.

Gostaríamos de deixar bem vincada a nossa experiencia e profissionalismo demonstrados ao longo de vários anos junto de agricultores, técnicos e empresários agrícolas, em geral, produção agroalimentar, unidades de distribuição e comercialização, contribuindo com uma boa quota-parte para o progresso da agricultura e do desenvolvimento rural em Portugal.

Sabemos, como sempre o afirmamos e de forma incutida nos nossos conteúdos, de uma forma geral, que a agricultura tem vindo a contribuir de forma decisiva para a progressiva afirmação do nosso meio rural, atestando os seus valores e potencialidades, nomeadamente turísticas, nos grandes aglomerados urbanos.

O que queremos acentua é que, apesar do contexto que vivemos de extremas dificuldades, continuamos motivados a querer continuar o nosso trabalho, agora ainda com mais afinco, para juntos podermos reerguer a economia em geral e manter vivo o nosso meio rural.

Sabemos, enquanto OCS especializados, que temos essa responsabilidades, mas sabemos também que, por não sermos generalistas, ficamos muitas vezes arredados de determinados apoios institucionais, como é o caso, por exemplo, do porte pago.

Nesta fase difícil, não queremos esmolas, preferimos antes ter mais trabalho, mas com o mínimo de acompanhamento e garantia por parte das entidades competentes, no sentido de um maior e melhor acesso à publicidade institucional, de modo a alcançarmos os dividendos necessários para fazer face às nossas necessidades financeiras do dia-a-dia.

Neste sentido, apelamos a que nos seja atribuído parte do valor destinado à promoção e divulgação dos diferentes programas de apoio aos mais diversos setores, nomeadamente à agricultura, desenvolvimento rural, floresta, promoção territorial, ambiente, turismo e gastronomia, o que até à presente data, nunca aconteceu com nenhum dos signatários, na sua maioria, com muitos anos de atividade dedicados a estas áreas, cada vez mais importantes.

Entendemos, também, que no contexto atual, deve ser suspensa a taxa para a ERC e o alívio dos procedimentos administrativos associados.

Os subscritores

Gazeta Rural

Voz do Campo

Jornal dos Sabores

Revista Frutas e Legumes

Portal Agricultura e Mar

Revistas Agrotec, Tecnoalimentar e Portal Agronegócios

Revista Ruminantes

Vida Rural

Agro-Manual