Campanha de promoção ao consumo da carne de coelho completa triénio
A campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, uma iniciativa da ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura, com o apoio da União Europeia, que visa a promoção e divulgação da carne de coelho no mercado português, entrou este ano na reta final.
Aquela que é a segunda campanha ibérica de promoção e divulgação de carne de coelho dinamizada pela ASPOC e pela Intercun, em Espanha, completa o triénio de execução ao longo deste ano.
Este projeto une os produtores numa só missão: incrementar o consumo de carne de coelho na casa dos consumidores portugueses, mas também no próprio canal HoReCa, desmistificando a ideia de que a carne de coelho está associada a pratos mais elaborados e complexos e menos versáteis.
Esta nova fase aposta sobretudo em mensagens de redescoberta da carne de coelho, como um dos produtos emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea, e dos seus benefícios. As mensagens principais sobre a carne de coelho são também sustentadas por questões mais abrangentes, como a sustentabilidade, o meio ambiente, o processo de produção europeu e o bem-estar animal, porque informar e estar bem informado sobre o que comemos e como comemos também faz parte da dieta mediterrânea.
Ao longo de 2023 estarão a decorrer diversas atividades para promover a campanha, como ações na televisão, em meios digitais, presença em redes sociais (Instagram e Facebook), ações com influencers e bloggers, e roadshows em churrasqueiras. Está ainda previsto um reforço da comunicação junto dos consumidores, através da realização de ações de degustação em centros comerciais, de forma a permitir um contacto direto com a carne de coelho, e participação em eventos especializados, como o Congresso dos Cozinheiros.
A apresentadora de televisão Fátima Lopes, “apaixonada pela gastronomia portuguesa”, junta-se uma vez mais a esta iniciativa como rosto da campanha.
Iniciada em 2021, a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” aposta sobretudo em mensagens de redescoberta da carne de coelho como um dos produtos emblemáticos desta dieta tradicional. Esta demonstra que a carne de coelho é, não só, um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, mas também de alto valor nutritivo, com uma produção que respeita a sustentabilidade ambiental e a vida rural, dado que o coelho é das carnes brancas mais sustentáveis no processo de produção.
O vice-presidente da ASPOC, António Fernandes, salienta a importância desta fase final da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, referindo que se trata “de um projeto que traduz o esforço, cooperação e contributo de toda a fileira num propósito único: incrementar o consumo de carne de coelho no mercado português. Ainda existe um longo percurso a percorrer, mas estamos satisfeitos pela contribuição da campanha para sensibilizar os portugueses para o consumo de carne de coelho”.