FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Campanha Batata 2021

Apesar de a bom ritmo, as plantações mais precoces do Ribatejo e Oeste um pouco devido às questões meteorológicas, não só do frio intenso de janeiro mas também das chuvas dos últimos dias, verificam algum atraso.

Batata

Nas zonas mais baixas do Ribatejo e susceptíveis a inundações, as plantações só deverão começar para meados de março.

Mais a sul, na península de Setúbal, há alguma redução de áreas nas zonas mais precoces, verificando-se alguma falta de motivação por parte dos produtores, muito devido aos maus resultados do ano anterior e à incerteza desta campanha, uma vez que não havendo certezas de contratos com a indústria, os produtores acabaram por enveredar por culturas alternativas nesta campanha. Quem não faz indústria não quis investir muito nas plantações para fresco.

A norte e um pouco por todo o país, o mercado tradicional destinado ao pequeno produtor e ao produtor não profissional, verificou-se forte procura de batata semente com tendência para aumentar em termos de quantidades na ordem dos 10 %. Desde muito cedo houve procura antecipada de batata semente para as zonas de plantação mais tardias, em especial de variedades mais tradicionais.

No mercado de fresco há agricultores profissionais que nesta campanha não estão dispostos a fazer batata para fresco, pelo que se prevê uma redução de 20 a 30% na área de plantação de batata para fresco.

Na indústria vai haver uma diminuição de variedades de polpa branca e pele vermelha e a sua substituição por variedades de polpa amarela e pele branca, no entanto a área na batata de indústria deverá permanecer idêntica ao ano anterior.

Fonte: Porbatata