FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Brasil promove debate sobre agricultura sustentável em Lisboa

O Senado Federal, a Câmara dos Deputados do Brasil, através das suas Comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Defesa Nacional, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, o seminário internacional "Agronegócio Sustentável no Brasil".

O objetivo da iniciativa é contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável e a transição rumo à chamada “economia verde”. O encontro decorre no EPIC SANA Lisboa Hotel, das 8h00 às 18h30.

O seminário irá debater o tema do Agronegócio Sustentável no Brasil, Comércio Exterior e Segurança Alimentar, além do Financiamento do Desenvolvimento Sustentável.

No primeiro dia do evento (11), tem lugar um debate que marca a celebração pelos 25 anos da Comunidade dos Píses de Língua Portuguesa (CPLP), coordenado pela Comissão de Relações Exteriores (CREDN) da Câmara dos Deputados.á no dia 12, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal brasileiro, abre espaço para o debate sobre o agronegócio sustentável no Brasil. O evento foi idealizado para projetar a imagem do Brasil como potência agroambiental, um dos países com o maior potencial para o desenvolvimento da chamada “economia verde”, culturalmente rico e diverso.

De acordo com a presidente da CRE, senadora Katia Abreu, o evento também será exibido noutros países, com o objetivo de fomentar as exportações e impulsionar o turismo, a gastronomia e a economia criativa do Brasil. 'Juntamente com o Governo brasileiro, faremos contacto com embaixadas para levar este evento para outros países. Portugal será o primeiro deles”, adiantou.

Da programação prevista, consta ainda uma degustação da gastronomia da Amazónia, com toques de ingredientes exóticos e sabores da floresta.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, considera que "o Brasil pretende colaborar com a promoção de pequenos negócios e a inclusão social de diversos atores em todo o mundo. “Atualmente, as micro e pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos brasileiros, reunindo 17,4 milhões de empresas e sendo responsável por 30% do PIB brasileiro. Somos a 7ª maior nação empreendedora do mundo e um polo de inovação em sustentabilidade”, comenta

Segundo Melles, os pequenos produtores rurais têm um papel crucial na produção de alimentos no Brasil e um enorme potencial para conquistar também mercados internacionais.