FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bebidas+Circulares promove reciclagem

A indústria das bebidas e o setor do retalho juntam-se para promover a reciclagem e, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, acabam de lançar o projeto “Bebidas+Circulares”, que vem colocar ao dispor dos consumidores um novo conjunto de máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas.

Bebidas+Circulares

Resultante de uma parceria entre APIAM (Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal), PROBEB (Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas) e APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), este projeto vem instalar 11 máquinas em diversos espaços de retalho de Lisboa, estando preparadas para receber embalagens de bebidas não só em plástico PET mas agora também latas de metal e, em três destas máquinas, garrafas de vidro.

Tal como acontece no projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, lançado por estas três associações em 23 pontos do país, em março deste ano, as regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são simples. Os cidadãos depositam as embalagens, recebendo um talão no valor total correspondente às características das unidades devolvidas. Este valor poderá depois ser utilizados em compras nas lojas ou na insígnia onde as embalagens foram entregues ou doado a instituições de solidariedade social selecionadas.

O “Bebidas+Circulares” é mais um importante passo para preparar a implementação do futuro Sistema de Depósito de embalagens de bebidas, que deverá arrancar em 2022. O projeto espera recolher 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado nos próximos 12 meses.

Mais informações disponíveis aqui.