FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bairrada eleita pelo Concurso Mundial de Bruxelas para a competição de espumantes

A Bairrada foi a região eleita pela entidade detentora do "Concurso Mundial de Bruxelas", um dos mais prestigiados a nível mundial, para a estreia de uma competição dedicada, em exclusivo, a espumantes. O evento teve lugar no Museu do Vinho Bairrada e a organização envolveu os criadores do Concurso, assim como a ViniPortugal, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada e o Município de Anadia. Contou ainda com o apoio da Turismo Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho. Os prémios vão ser divulgados hoje, dia 7 de julho, no site do Concurso Mundial de Bruxelas, aqui.

Na primeira sessão, estiveram quase 1000 espumantes a concurso, com origem em 23 países distintos. Portugal foi o quarto país com o maior número de inscrições, com 85 espumantes à prova, de entre os quais a Bairrada se destacou. Os três primeiros lugares pertenceram aos principais exportadores mundiais de espumantes – Itália, França e Espanha. Do lado dos provadores, contabilizaram-se 65, de 26 nacionalidades diferentes. Foram avaliados vinhos espumantes e semi-espumantes, brancos, rosados e tintos e nas categorias secos, semi-secos ou doces. 

A realização desta primeira competição dedicada ao espumante, em Portugal e na região da Bairrada, acontece na sequência de um desafio e convite lançado pela ViniPortugal à organização do evento. A resposta positiva foi bastante natural e espontânea, devido à ligação da região a este tipo de vinho, tratando-se da maior produtora de espumantes do país.

Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, afirma: "Foi com grande entusiasmo que recebemos um dos maiores concursos de vinho na nossa região. Esta foi a primeira sessão de espumantes do Concurso Mundial de Bruxelas, sendo a nossa região a eleita para o acolher, e tudo faremos para que nos próximos anos se mantenha aqui e continuemos, juntos, a provar e a eleger os melhores espumantes a nível mundial. Este foi um concurso que recebeu um painel de 65 provadores, de 23 países distintos, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a realidade da região, alguns produtores e provar não só os espumantes mas também os restantes vinhos aqui produzidos. Esta experiência irá ajudar-nos, no futuro, a promover a Bairrada e o que esta tem de melhor".

Quentin Havaux, membro da organização do "Concurso Mundial de Bruxelas", afirma estar "convicto de que Anadia é uma região muito específica e especial para os espumantes e julgo que obterão excelentes resultados, pois têm de facto uma história e uma relação com as “bolhas”, que é impressionante no mundo do vinho".