FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASPOC sugere carne de coelho nas receitas de verão

Equilibrado e de alto valor nutritivo, a carne de coelho é o alimento leve e de fácil confeção que as receitas deste verão precisam. Segundo a Associação Portuguesa de Cunicultura (ASPOC), a carne de coelho é a opção alimentar saudável e sustentável que os portugueses devem incluir nas receitas das suas férias.

Dos pratos mais tradicionais aos mais inovadores, são inúmeras as possibilidades de confeção de carne de coelho. Espetadas de coelho com pimentos padrón e cebolinhas, Salada de massa com coxas de coelho, azeitonas pretas e tomate cherry, Coxas no forno com molho de maçã verde e Coelho frito com amêndoas são algumas das opções de receitas práticas e de elevado valor nutricional sugeridas pela ASPOC aos portugueses.

A carne de coelho é uma carne magra e uma fonte de proteínas de alto valor biológico, com boa digestibilidade, além de possuir um baixo valor energético, baixo teor de gordura, gordura saturada e colesterol. A par destas características, este alimento contém vitaminas do complexo B e minerais como ferro, fósforo, zinco e magnésio, o que faz com que apresente vários benefícios nutricionais e de saúde.

Desde sempre presente na alimentação da região Mediterrânica e na Península Ibérica, sendo um dos alimentos integrados na Dieta Mediterrânea, a carne de coelho vai ainda ao encontro dos consumidores que se preocupam com o impacto ambiental da sua alimentação e que privilegiam o consumo de carnes magras, oriundas de produções com maiores preocupações a nível ambiental e práticas mais sustentáveis.

Reforçar o valor da carne de coelho enquanto património gastronómico tem sido o objetivo da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, dinamizada pela ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura com o apoio da União Europeia e em vigor até 2023.

Receitas

Espetadas de coelho com pimentos padrón e cebolinhas – Para 2 pessoas, Fácil

Ingredientes

300 g de lombos de coelho

10 unid. de pimentos padrón

10 unid. de cebolinhas cozidas

Azeite

Sal

Pimenta preta

Preparação:

Coloca no espeto, alternadamente, pedaços cortados de lombo de coelho, previamente temperados com sal e pimenta, os pimentos e as cebolas cozidas. Deixa dourar na grelha e rega com um fio de azeite para terminar. Simplesmente delicioso!

Salada de massa com coxas de coelho, azeitonas pretas e tomate cherry - Para 4 pessoas, Fácil

Ingredientes:

4 coxas de coelho

1 molho de manjericão

50 g  de macarrão (massa)

20 gr de tomate cherry

20 g de azeitonas pretas

Sal

Pimenta

Azeite

Preparação

Tempera as coxas de coelho com sal e pimenta, confita-as em azeite com o lume médio durante 15 minutos. Reserva o azeite.

Coze a massa num tacho e deixa arrefecer. De seguida, junta o tomate cherry e as azeitonas à massa e tempera com azeite, sal e pimenta.

Espalha sobre a massa os pedaços de coelho desossados e decora com manjericão fresco.

Coxas no forno com molho de maçã verde – Para 2 pessoas, Fácil

Ingredientes:

4 coxas de coelho

2 maçãs verdes

250 g de salsa fresca

1 cebola

1,5 l de vinho branco

2 raminhos de alecrim

250 g de tomates cherry

250 g de uvas verdes

Azeite

Sal e pimenta

Preparação:

Rala a cebola, pica o alho e corta a maçã verde em rodelas ou gomos. Depois, tempera as coxas com sal e pimenta.

Coloca as verduras picadas ao lume com um pouco de azeite e um pouco de vinho branco. Junta os tomates cherry, as uvas e as coxas de coelho.

Deixa cozinhar até dourar a carne e retira-a.

Emprata e junta umas folhinhas de alecrim. Simples e uma delícia!

Coelho Frito com amêndoas – Para 4 pessoas, Fácil

Ingredientes:

Meio Coelho cortado 

1 ramo de salsa

1 dente de alho

60 g de amêndoas

Azeite

Sal

Pimenta

Preparação:

Frita o coelho com sal e pimenta numa frigideira grande até estar dourado.

Juntar a salsa cortada e as amêndoas laminadas e está pronto a servir. Pode-se acompanhar com uma salada fresca.