FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASPOC propõe desfrutar dos benefícios saudáveis da carne de coelho nas receitas de verão

A carne de coelho é o alimento leve e de fácil confeção essencial nas receitas deste Verão, propõe a ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura.

Nutritiva e versátil, a carne de coelho oferece uma série de benefícios alimentares e dietéticos, e ainda um leque de possibilidades de confeção. Coxas de coelho com molho de iogurte, Lombos de coelho na grelha com mel e curcuma ou salada de feijão com coxas de coelho são algumas das opções de receitas práticas e de elevado valor nutricional sugeridas pela ASPOC aos portugueses.

A sua textura delicada e sabor suave permite combinar bem com uma variedade de temperos e ingredientes, proporcionando uma infinidade de opções de pratos para a temporada de Verão.

À versatilidade de opções culinárias, acrescem os benefícios diuréticos da carne de coelho. Rica em proteína e com menos gordura saturada comparativamente com outras carnes, a carne de coelho apresenta-se como alternativa na dieta daqueles que procuram uma alimentação saudável ou se preocupam com a saúde cardiovascular.

Importante fonte de vitaminas do complexo B, a carne de coelho é também uma fonte significativa de minerais essenciais. Ferro, zinco, magnésio e selénio são alguns dos minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo que podemos encontrar na carne de coelho.

Ao escolher-se a carne de coelho para as receitas, está a optar-se por uma alternativa saudável e nutritiva, que contribui para uma alimentação equilibrada, além de uma experiência gastronómica única.

Presente na alimentação da região Mediterrânica e na Península Ibérica, como um dos alimentos integradores da Dieta Mediterrânea, a carne de coelho vai ainda ao encontro dos consumidores que se preocupam com o impacto ambiental da sua alimentação e privilegiam o consumo de carnes oriundas de produções com maiores preocupações a nível ambiental e práticas mais sustentáveis.

Recorde-se que aumentar o consumo de carne de coelho e reforçar o valor desta enquanto património gastronómico, tem sido o objetivo da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, dinamizada pela ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura com o apoio da União Europeia e em vigor até ao final do ano.